Cetirizina é eficaz no tratamento da neuromielite óptica?

A neuromielite óptica é uma síndrome inflamatória autoimune do sistema nervoso central. Um estudo examinou a eficácia e tolerabilidade da cetirizina.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A neuromielite óptica (NMO) é uma síndrome inflamatória autoimune do sistema nervoso central. Um artigo da Neurology examinou preliminarmente a eficácia e tolerabilidade do anti-histamínico cetirizina como um complemento à terapia padrão para NMO.

Para esse estudo, pesquisadores selecionaram 16 pacientes com NMO. Após as avaliações clínicas e laboratoriais iniciais, os participantes iniciaram o tratamento com cetirizina 10 mg por via oral diariamente, além da terapia com drogas modificadoras da doença para NMO, por 1 ano.

O desfecho primário foi a taxa de recaída anual (ARR); os secundários incluíram incapacidade (escala EDSS) e tolerabilidade.

O que você tem a ver com a neuromielite óptica?

Mais de 25% dos pacientes com epilepsia no país são portadores em estágio grave

Mais de 25% dos pacientes com epilepsia no país são portadores em estágio grave

Cetirizina na neuromielite óptica

A ARR antes da cetirizina foi de 0,4 ± 0,80 e após a cetirizina foi de 0,1 ± 0,24 (p = 0,047). Não houve diferença estatisticamente significativa na escala EDSS (média de 3,9 ± 2,18 antes do início do estudo e 3,2 ± 2,31 na conclusão do estudo; p = 0,500). A tolerabilidade permaneceu consistente durante todo o estudo (média de 6,5 ± 5,33 no início e 6,9 ± 4,50 no mês 12; p = 0,740).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a cetirizina na neuromielite óptica foi bem tolerada e o desfecho primário de eficácia foi satisfatório. Agora, mais pesquisas são necessárias para reforçar esses resultados.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades