CFM se posiciona sobre prescrição da fosfoetanolamina

A PEBmed é o maior portal de conteúdo médico do país, entendemos que temos o dever de te manter informado com tudo que acontece no meio.

250-BANNER2A Presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou uma lei permitindo o uso da substância, já o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nota em seu site recomendando aos médicos do nosso país para que não prescreverem a fosfoetanolamina sintética para tratamento de câncer, até que a eficácia da mesma seja reconhecida e testada por evidências científicas. O Órgão mais importante da medicina no Brasil já conta também com o apoio do CREMERJ.

O CFM entende que a Lei nº 13.269/2016 permite que o médico faça a prescrição da fosfoetanolamina, mas alerta os mesmos da necessidade de pesquisas que assegurem a substância na rotina clínica. Confira:

‘‘É um dever institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) alertar os médicos e a sociedade brasileira sobre a necessidade de pesquisas clínicas que possam assegurar a eficácia e segurança dessa substância para posterior uso na rotina da prática médica, de acordo com as disposições contidas na Resolução CFM nº 1.931/2009, o Código de Ética Médica (CEM), e com respaldo na Lei nº 12.842/2013, a Lei do Ato Médico, que em seu artigo 7º, atribui ao CFM o reconhecimento do que é terapêutica experimental em medicina no País.’’

O Conselho Federal de Medicina finaliza a nota ratificando a importância de se basear em evidências quanto à eficácia da fosfoetanolamina.

‘’Portanto, o CFM não recomenda a incorporação da fosfoetanolamina no arsenal terapêutico antineoplásico até o seu reconhecimento científico com base em evidências, de sua eficácia e segurança, a serem obtidas nas conclusões de pesquisas clínicas.’’ Finalizou.

A PEBmed é o maior portal de conteúdo médico do país, entendemos que temos o dever de te manter informado com tudo que acontece no meio. Com isso, caso queira ler a nota do CFM na íntegra, ACESSE AQUI!500x250banner2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.