Chegou o antídoto para dabigatrana! Estudo mostra eficácia e segurança

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Idarucizumabe foi desenvolvido para reverter o efeito anticoagulante da dabigatrana e tem sido amplamente utilizado na emergência. Diretrizes mais recentes sobre a reversão dos anticoagulantes na hemorragia cerebral inclusive já recomendam seu uso. Agora, os resultados finais do estudo RE-VERSE AD confirmam de vez a eficácia e segurança do agente.

Através de um estudo prospectivo, patrocinado pela indústria, 503 pacientes receberam 5g de idarucizumabe (duas doses com 15 minutos de diferença) por via intravenosa para reverter o efeito anticoagulante da dabigatrana. Os participantes foram divididos em dois grupos: (A) pacientes com sangramento não controlado e (B) pacientes prestes a serem submetidos a um procedimento de urgência.

Veja também: ‘Conduta de emergência em sangramentos pelos novos anticoagulantes’

A mediana da porcentagem máxima de reversão da dabigatrana foi de 100% (intervalo de confiança [IC] de 95%, 100-100). No grupo A, 137 pacientes (45,5%) apresentaram hemorragia gastrointestinal e 98 (32,6%) hemorragia intracraniana, com tempo médio para a cessação do sangramento de 2,5 horas. No grupo B, o tempo médio para o início do procedimento foi de 1,6 horas; a hemostasia periprocedural foi avaliada como normal em 93,4% dos pacientes, ligeiramente anormal em 5,1% e moderadamente anormal em 1,5%.

Aos 90 dias, ocorreram eventos trombóticos em 6,3% dos pacientes no grupo A e em 7,4% no grupo B, e a taxa de mortalidade foi de 18,8% e 18,9%, respectivamente.

Idarucizumabe no Brasil

Em maio deste ano, a Anvisa aprovou o uso do Praxbind® (idarucizumabe), com indicação para pacientes tratados com o anticoagulante oral Pradaxa® (dabigatrana).

Referências:

  • Idarucizumab for Dabigatran Reversal — Full Cohort Analysis. Charles V. Pollack, Jr., M.D., Paul A. Reilly, Ph.D., Joanne van Ryn, Ph.D., John W. Eikelboom, M.B., B.S., Stephan Glund, Ph.D., Richard A. Bernstein, M.D., Ph.D., Robert Dubiel, Pharm.D., Menno V. Huisman, M.D., Ph.D., Elaine M. Hylek, M.D., Chak-Wah Kam, M.D., Pieter W. Kamphuisen, M.D., Ph.D., Jörg Kreuzer, M.D., Jerrold H. Levy, M.D., Gordon Royle, M.D., Frank W. Sellke, M.D., Joachim Stangier, Ph.D., Thorsten Steiner, M.D., Peter Verhamme, M.D., Bushi Wang, Ph.D., Laura Young, M.D., and Jeffrey I. Weitz, M.D. July 11, 2017DOI: 10.1056/NEJMoa1707278
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. sérgio de souza queiroz

    hepatocarcinoma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar