CHEST 2021: você conhece o stress index?

Uma apresentação do CHEST 2021 falou sobre o stress index e como essa ferramenta prática pode otimizar a mecânica respiratória dos pacientes.

Em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) em ventilação mecânica (VM), uma preocupação constante deve ser evitar a indução de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica (VILI). Em um texto anterior descrevemos como escolher a melhor PEEP (positive end-expiratory pressure) para o paciente em VM, a fim de minimizar o risco de VILI. Agora iremos descrever o stress index¹ e como essa ferramenta prática pode otimizar a mecânica respiratória dos nossos pacientes.

O stress index é usado para analisar o formato da curva de pressão x tempo, durante a VM em modo volume controlado (VCV), com curva de fluxo constante (quadrada). Nestas condições, podemos avaliar como o pulmão de comporta para acomodar essa pequena quantidade de volume corrente que entra nele durante a inspiração. Se o fluxo é constante, esperamos que a entrada gradual de volume produza um aumento linear de pressão ao longo da inspiração.

O tema foi apresentado no CHEST Annual Meeting 2021, congresso do American College of Chest Physicians.

Intensive care unit with ECG monitor

Aplicando o stress index na beira do leito

Um aumento linear na pressão indica que a complacência do pulmão permaneceu estável com a entrada dessa quantidade de volume (stress index = 1). Isso sugere recrutamento alveolar adequado, sem sobredistensão pulmonar.

Se a entrada do volume corrente no pulmão causa piora da complacência pulmonar, observamos que a curva de Pressão deixa de ser linear ao longo da inspiração, assumindo uma concavidade para cima (stress index > 1). Isso sugere que ocorreu sobredistensão pulmonar, mesmo com a pequena quantidade de volume corrente que entrou no parênquima. Nessa situação devemos reduzir a PEEP, reduzir o volume corrente, ou realizar ambos.

Se a complacência pulmonar melhora progressivamente conforme a entrada de volume corrente expande o parênquima, observamos que a curva da Pressão deixa de ser linear, assumindo uma concavidade para baixo (stress index < 1). Isso sugere que ocorreu aumento de complacência, mesmo com a entrada de pequena quantidade de volume, durante a inspiração. Chamamos esse fenômeno de “tidal recruitment” (recrutamento com volume corrente). Isso sugere que o pulmão apresenta potencial de recrutamento adicional. Assim, nesse cenário podemos aumentar a PEEP, com a garantia de que iremos reduzir áreas de atelectasia, sem aumento na sobredistensão pulmonar.

Figura 1 (adaptada das referências 1 e 2): Modo VCV com curva de fluxo constante (quadrada). Observamos os diferentes formatos das curvas de pressão conforme o volume corrente entra progressivamente no pulmão. Respectivamente, uma curva com stress index normal; stress index com sobredistensão pulmonar; e stress index com “tidal recruitment“.

Note que para diferentes volumes correntes o PEEP ideal irá mudar. Assim, se aumentamos o volume corrente de 6 mL/kg para 7 mL/kg, por exemplo, um paciente antes com pulmão recrutável pode passar a apresentar padrão de sobredistensão (stress index > 1), e vice-versa.

Mensagem final

Conhecendo essa ferramenta, podemos de forma prática e rápida observar se o nosso paciente se encontra em situação de sobredistensão (onde devemos reduzir o PEEP), situação com pulmão “recrutável” (onde podemos aumentar o PEEP), ou em situação de normalidade, onde estamos com PEEP adequado (PEEP ideal).

Estamos acompanhando o CHEST 2021. Fique de olho no Portal PEBMED!

Veja mais do CHEST 2021:

Referências bibliográficas:

  1. Hess DR. Respiratory mechanics in mechanically ventilated patients. Respir Care. 2014 Nov;59(11):1773-94. doi: 10.4187/respcare.03410
  2. Grasso S. ARDSnet ventilatory protocol and alveolar hyperinflation: role of positive end-expiratory pressure. Am J Respir Crit Care Med. 2007 Oct 15;176(8):761-7. doi: 10.1164/rccm.200702-193OC
  3. Sun XM. Stress Index Can Be Accurately and Reliably Assessed by Visually Inspecting Ventilator Waveforms. Respir Care. 2018 Sep;63(9):1094-1101. doi: 10.4187/respcare.06151
  4. McKown AC, Semler MW, Rice TW. Best PEEP trials are dependent on tidal volume. Crit Care. 2018 May 2;22(1):115. doi: 10.1186/s13054-018-2047-4

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.