Choque Séptico Refratário: quando e como utilizar a Vasopressina?

Pacientes com choque séptico cursam com necessidade de vasopressor devido hipotensão persistente e lactato elevado na ausência de hipovolemia.

De acordo com o SEPSIS-3, pacientes com choque séptico cursam com necessidade de vasopressor devido hipotensão persistente (PAM < 65 mmHg) e lactato elevado (> 2 mmol/L ou 18 mg/dL), na ausência de hipovolemia. Além disso, a presença de hipotensão nos pacientes sépticos é um fator prognóstico importante, incluindo impacto na mortalidade.

Leia também: Proposta de um esquema de antibioticoterapia para crianças com sepse

Sabemos que o choque séptico é classificado como choque distributivo, com vasoplegia marcada. A hipotensão envolvida nesse cenário está ligada à perda do tônus vascular, disfunção miocárdica e até mesmo volume intravascular insuficiente. Um destaque especial nessa fisiopatologia é dado à produção aumentada de óxido nítrico, um potente vasodilatador endógeno, assim como pela redução na produção dos vasopressores endógenos (catecolaminas e vasopressina).

Choque Séptico Refratário: quando e como utilizar a Vasopressina?

Noradrenalina: o vasopressor da primeira linha

Diante da fisiopatologia descrita acima, é de se imaginar que as drogas vasopressoras terão papel especial caso ocorra hipotensão sustentada. Além disso, restaurar precocemente a perfusão periférica desse perfil de pacientes é fundamental, interrompendo o ciclo de progressão das disfunções orgânicas. A noradrenalina, droga vasoativa bastante utilizada na prática clínica, sendo uma catecolamina, atua aumentando o tônus vascular pela ativação de receptores alfa e beta adrenérgicos.

Saiba mais: Como evitar excessos de soroterapia na sepse?

Portanto, desde abril de 2018, quando da publicação do “1-hour Bundle” pela Surviving Sepsis Campaign, além do reforço da noradrenalina como vasopressor de primeira escolha, foi enfatizada a indicação do vasopressor precoce no cenário de hipotensão mantida ainda durante a ressuscitação volêmica inicial e dentro da primeira hora, visando PAM > 65 mmHg.

Quer saber mais dicas sobre diluição e doses da noradrenalina? Acesse todo esse conteúdo agora mesmo no Whitebook

Vasopressina: quando a primeira linha falha

Em alguns pacientes, apenas a infusão da noradrenalina não será suficiente para aumento do tônus vascular e da PAM. Essa resposta inadequada às catecolaminas é explicada pelo “downregulation” e “desacoplamento” dos receptores alfa1 adrenérgicos, em parte produzidos pela acidose láctica, característica desse momento do choque séptico.

Assim, o choque séptico refratário à catecolamina é identificado clinicamente quando existe hipotensão persistente, a despeito da infusão de noradrenalina > 0,2 a 0,3 microgramas/kg/min, combinado com um adequado manejo de fluidos e débito cardíaco adequado ou elevado. Nesse momento, a indicação de vasopressor não catecolaminérgico, com modo de ação diferente, é proeminente.

A vasopressina, conhecida também como hormônio antidiurético, é um vasopressor não catecolaminérgico. Produz vasoconstricção pela ativação dos receptores V1a, promovendo aumento da pressão arterial por esse mecanismo. Ao contrário de outros análogos sintéticos da vasopressina (meia-vida de 8 horas), a arginina vasopressina possui meia-vida de 5 a 20 minutos. Tal fato permite um maior controle e rápida descontinuação, caso ocorram efeitos indesejáveis. O Surviving Sepsis Campaign recomenda a associação da vasopressina (0,01 a 0,03 U/min) à noradrenalina, como segundo vasopressor, no cenário do choque séptico refratário a catecolaminas.

A associação precoce da vasopressina esteve relacionada à redução da necessidade de terapia de substituição renal, assim como a progressão para falência renal (Gordon et al. 2010). Em revisão sistemática publicada em 2018, o uso combinado de vasopressina e catecolaminas, comparado ao uso isolado das catecolaminas, esteve associado a um menor risco de fibrilação atrial (McIntyre et al. 2018).

Quer saber mais dicas sobre diluição e doses da Vasopressina? Acesse todo esse conteúdo agora mesmo no Whitebook

Mensagens Práticas

  • Uso precoce da noradrenalina na sepse: ponto importante do “1h-Bundle”. Devemos iniciar a noradrenalina precoce, ainda durante a ressuscitação volêmica, nos pacientes que permanecem hipotensos (PAM < 65 mmHg). Restaure a perfusão orgânica o quanto antes! Salve a célula!
  • O choque séptico refratário a catecolaminas pode ser identificado clinicamente por hipotensão (PAM < 65 mmHg) persistente, a despeito da infusão de noradrenalina (> 0,2 a 0,3 micrograma/kg/min), combinado com um adequado manejo de fluidos e débito cardíaco adequado ou elevado. Nesses casos, a associação da vasopressina como segundo vasopressor é recomendada.

Referências bibliográficas:

  • Levy, M.M., Evans, L.E. & Rhodes, A. The Surviving Sepsis Campaign Bundle: 2018 update. Intensive Care Med 44, 925–928 (2018). doi: 10.1007/s00134-018-5085-0
  • Howell MD, Davis AM. Management of Sepsis and Septic Shock. JAMA. 2017;317(8):847–848. doi:1001/jama.2017.0131
  • Rhodes A, Evans LE, Alhazzani W, et al. Surviving Sepsis Campaign: International Guidelines for the Management of Sepsis and Septic Shock: 2016. Crit Care Med. 2017;45:486552. doi: 1097/CCM.0000000000002255

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.