Ciclosporina ou infliximabe para colite ulcerativa?

Estudou comparou a eficácia a longo prazo da ciclosporina e o infliximabe como terapias de segunda linha em pacientes com colite ulcerativa refratária.

A ciclosporina e o infliximabe demonstraram eficácia a curto prazo como terapias de segunda linha em pacientes com colite ulcerativa refratária à terapia com esteroides. Agora, um estudo comparativo publicado na Gut avaliou os resultados a longo prazo das duas drogas.

Para o estudo, 115 pacientes com colite ulcerativa refratária a esteroides foram randomizados em 29 centros europeus para receber ciclosporina ou infliximabe em associação com a azatioprina, entre 2007 e 2010.

Os pacientes foram acompanhados até a morte ou últimas notícias disponíveis em janeiro de 2015. As taxas de sobrevivência sem colectomia aos 1 e 5 anos e as mudanças na terapia foram estimadas pelo método de Kaplan-Meier e comparadas entre os grupos de tratamento inicial através do teste log-rank.

Após um seguimento médio de 5,4 anos, as taxas de sobrevida livre de colectomia (intervalo de confiança [IC] de 95%) aos 1 e 5 anos foram, respectivamente, de 70,9% (59,2% a 82,6%) e 61,5% (48,7% a 74,2%) em pacientes que receberam ciclosporina e 69,1% (56,9% a 81,3%) e 65,1% (52,4% a 77,8%) nos que receberam infliximabe (p = 0,97).

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A incidência cumulativa do primeiro uso de infliximabe em 1 e 5 anos em pacientes inicialmente tratados com ciclosporina foi, respectivamente, 45,7% (32,6% a 57,9%) e 57,1% (43,0% a 69,0%). Apenas quatro doentes do grupo infliximabe foram trocados para ciclosporina. Três pacientes morreram durante o follow-up, nenhum diretamente relacionado à colite ulcerativa ou seu tratamento.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a sobrevida livre de colectomia a longo prazo não dependeu do tratamento inicial. Estes achados confirmam ainda uma eficácia semelhante e bons perfis de segurança de ambos os fármacos.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades