Leia mais:
Leia mais:
CID-11: burnout como doença e suas implicações
CID-11: Classificação passa a valer em 2022
CID-11: veja o que muda na nova classificação internacional de doenças

CID-11: Classificação passa a valer em 2022

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Lançada em 2019, a nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11) começou a valer no último dia 1° de janeiro de 2022. Entre as novidades da publicação, estão a inclusão do distúrbio de games como um dos problemas de saúde mental, além de capítulos inéditos sobre medicina tradicional e saúde sexual. 

Neste período entre o anúncio da nova CID e a sua entrada em vigor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou a classificação da velhice, que passará a ser considerada como possível fator associado à causa de uma morte. Anteriormente, a condição era classificada como causa definida e registrada no diagnóstico médico. 

CID-11: Classificação passa a valer em 2022

Revisão da OMS 

Em agosto de 2021, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) encaminhou à OMS e à Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS a Recomendação n° 20, que é contra a inclusão do termo velhice, sob o código MG2A, no capítulo 21 da CID-11. 

O movimento “Velhice não é Doença” teve grande influência para a revisão da classificação de velhice por parte da OMS. Diversos grupos destacaram o forte preconceito contra idosos e o que tal definição poderia desencadear.  

A CID-11 

A CID é uma das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais, apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações. 

Leia também: Aduhelm (aducanumabe) e a aprovação da FDA do novo tratamento para doença de Alzheimer 

O CID-10 foi lançado em maio de 1990. Ainda segundo o site das Nações Unidas, a CID-11 reflete as mudanças e os avanços na Medicina e Tecnologia que aconteceram de lá para cá. A estrutura de codificação e ferramentas eletrônicas foram simplificadas, para permitir que o profissional possa registrar os problemas de maneira mais fácil e eficaz. A nova classificação conta com 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte versus 14.400 da CID-10. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

Referências bibliográficas: 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.