CID-11: Classificação passa a valer em 2022

Lançada em 2019, a nova CID-11 começou a valer no último dia 1° de janeiro de 2022. Confira os detalhes no Portal PEBMED.

Lançada em 2019, a nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-11) começou a valer no último dia 1° de janeiro de 2022. Entre as novidades da publicação, estão a inclusão do distúrbio de games como um dos problemas de saúde mental, além de capítulos inéditos sobre medicina tradicional e saúde sexual. 

Neste período entre o anúncio da nova CID e a sua entrada em vigor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou a classificação da velhice, que passará a ser considerada como possível fator associado à causa de uma morte. Anteriormente, a condição era classificada como causa definida e registrada no diagnóstico médico. 

CID-11: Classificação passa a valer em 2022

Revisão da OMS 

Em agosto de 2021, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) encaminhou à OMS e à Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS a Recomendação n° 20, que é contra a inclusão do termo velhice, sob o código MG2A, no capítulo 21 da CID-11. 

O movimento “Velhice não é Doença” teve grande influência para a revisão da classificação de velhice por parte da OMS. Diversos grupos destacaram o forte preconceito contra idosos e o que tal definição poderia desencadear.  

A CID-11 

A CID é uma das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, através de uma padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais, apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações. 

Leia também: Aduhelm (aducanumabe) e a aprovação da FDA do novo tratamento para doença de Alzheimer 

O CID-10 foi lançado em maio de 1990. Ainda segundo o site das Nações Unidas, a CID-11 reflete as mudanças e os avanços na Medicina e Tecnologia que aconteceram de lá para cá. A estrutura de codificação e ferramentas eletrônicas foram simplificadas, para permitir que o profissional possa registrar os problemas de maneira mais fácil e eficaz. A nova classificação conta com 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte versus 14.400 da CID-10. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags