Cientistas descobrem conexão direta entre o cérebro e o sistema imunológico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER6Cientistas americanos descobriram uma conexão no cérebro totalmente nova, que pode levar a uma nova compreensão da anatomia humana: existe uma ligação direta entre o sistema imunológico e o cérebro.

No ano passado, cientistas anunciaram a descoberta de novos vasos linfáticos. Esse mês, eles descobriram que o sistema imunológico é capaz de controlar nosso comportamento social através desses vasos.

Durante décadas, cientistas acreditavam que o cérebro não possuía vasos linfáticos e não tinha conexão direta com o sistema imunológico. Mas essa nova descoberta, mostrou que os vasos estavam “escondidos” nas meninges, cama de tecido que cobre o cérebro.

O estudo foi feito com meninges de ratos de laboratório. Ao observar as membranas sob o microscópio, os cientistas notaram células imunes nas amostras, os vasos linfáticos. A equipe injetou corante nos ratos para identificar como os vasos transportavam fluido e células imunológicas a partir do líquido cefalorraquidiano, ao longo de veias nos seios nasais e linfonodos cervicais, uma conexão direta entre o sistema imunológico e o cérebro.

Os cientistas realizaram autópsias em cérebros humanos e também encontraram vasos semelhantes, mas não foi possível determinar com precisão como eles são organizados e sua função. Essas respostas podem ser a chave para o tratamento de doenças neurológicas como Alzheimer.

Veja também: Vacina contra Alzheimer pode começar a ser testada em humanos em 3 a 5 anos

500x250banner2

As pesquisas também indicam que desligar uma molécula do sistema imunológico dos ratos pode impactar seu comportamento, impedindo-os de socializar com outros ratos, o que sugere um papel entre o sistema imunológico e as condições sociais, como o autismo.

De acordo com os cientistas, nunca houve um sistema linfático para o sistema nervoso central e ficou muito claro, a partir dessa primeira observação singular, que isso mudará a maneira como as pessoas olham para o o relacionamento de sistema nervoso central com o sistema imunológico.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.