Cientistas que descobriram o vírus da hepatite C ganham Nobel de Medicina 2020

Os vencedores do prêmio Nobel de Medicina de 2020 são Charles Rice, Harvey Alter e Michael Houghton pela descoberta do vírus da hepatite C.

Nesta segunda-feira, 05, o instituto sueca Karolinska, responsável pela escolha dos ganhadores do prêmio Nobel, anunciou os vencedores da área de Medicina. Os cientistas americanos Charles Rice e Harvey Alter e o britânico Michael Houghton foram reconhecidos pela descoberta do vírus da hepatite C.

Segundo o júri, “A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos demais casos de hepatite crônica quando só os vírus A e B eram conhecidos, e possibilitou analisar o sangue e desenvolver novos medicamentos que salvaram milhões de vidas”.

médicos descobridores do vírus da hepatite C e ganhadores do Nobel de Medicina

Hepatite C

A hepatite C é uma doença infecciosa e inflamatória causada pelo vírus C da hepatite (HCV). Apesar de poder se manifestar de forma aguda ou crônica, os casos crônicos são mais comuns, já que a evolução da doença costuma ser silenciosa.

Segundo as estimativas, em torno de 71 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da hepatite C; aproximadamente 400 mil morrem todos os anos por complicações da doença, especialmente cirrose e carcinoma hepatocelular.

Na infecção aguda muitos casos são assintomáticos, o que dificulta a identificação e atrasa o início do tratamento. Sintomas estão presentes na minoria de casos (20 a 30%), se iniciam entre quatro a 12 semanas após exposição e, geralmente, são inespecíficos, como: anorexia, astenia, mal-estar e dor abdominal. Alguns pacientes apresentam icterícia ou colúria. Casos de insuficiência hepática ou casos fulminantes são extremamente raros

Na ausência de tratamento, ocorre cronificação em 60 a 85% dos casos. A eliminação viral espontânea, após a infecção aguda pelo HCV, ocorre em 15 a 40% dos casos. Em média, 5 a 30% podem evoluir para cirrose ao longo do tempo.

Os sintomas mais comuns da hepatite crônica são: icterícia, ascite, esplenomegalia e hepatomegalia (embora, em estágios mais avançados, o fígado possa estar diminuído devido à fibrose). Também podem ocorrer edema de membros inferiores, circulação colateral proeminente, diminuição da pressão arterial (pacientes previamente hipertensos podem tornar-se normotensos ou até hipotensos), telangiectasias, ginecomastia e atrofia testicular no homem, eritema palmar, distrofia ungueal e flapping.

A doença pode ser transmitida por vias parental, sexual e percutânea. Um menor número de casos acontece por transmissão vertical.

Descobertas sobre o vírus HCV

Na década de 1970, o virologista americano Harvey J. Alter e sua equipe foram responsáveis por identificar que havia um outro vírus, que não era da hepatite A ou B, causador da maioria dos casos de hepatite crônica.

Apenas na década seguinte, o britânico Michael Houghton, em colaboração com o Centers for Disease Control and Prevention dos EUA, recorreu a uma nova estratégia para identificar o vírus, baseada em clonagem molecular. Ao isolar o genoma, Houghton conseguiu identificar o que é hoje o HCV.

Ouça também: Combate às Hepatites Virais: como tratar as hepatites e quando encaminhar para transplante? [podcast]

Alter participou da confirmação do vírus, ao verifica sua presença em uma cultura de seu vírus até então desconhecido. Em 1989 foi publicada na Science a descoberta do vírus da hepatite C.

Anos depois, o americano Charles M. Rice trabalhou durante décadas com o HCV. Ele foi o primeiro cientista a conseguiu reproduzir uma versão do vírus que poderia ser cultivada e estudada em laboratório. Esse marco levou diretamente à criação de novas classes de medicamento para tratar a infecção que, segundo estudos, consegue reduzir a carga viral a níveis indetectáveis.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.