Leia mais:
Leia mais:
Infecções após hemorragia digestiva alta varicosa no cirrótico sob antibioticoprofilaxia
Trombose de veia porta não neoplásica: diagnóstico e manejo em cirróticos
Cirrose: o desafio em evolução das infecções
Check-up Semanal: Sintomas vasomotores na menopausa e mais! [podcast]
O que sabemos até agora sobre as manifestações neurológicas da Covid-19?

Cirrose: novas recomendações no pré e pós-operatório

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A cirrose é uma doença crônica mais comum em homens a partir dos 45 anos, mas também pode acometer as mulheres. As principais causas são os efeitos prolongados do alcoolismo ou complicações provocadas pelos vírus da hepatite B ou C e hepatite auto-imune. O manejo do paciente com cirrose requer atenção especial e deve obedecer diretrizes estabelecidas. A Associação Americana de Gastroenterologia (AGA) lançou em outubro novas recomendações para o manejo de pacientes cirróticos que vão potencialmente passar por procedimentos cirúrgicos invasivos em vez de transplante de fígado ou que receberão cuidados no pós-operatório.

Especialistas da AGA atualizaram o guideline anterior para desenvolver novas orientações essenciais na prevenção de eventos cirúrgicos adversos nos pacientes e guiar médicos gastroenterologistas, hepatologistas, e cirurgiões gastrointestinais no manejo desses indivíduos. As novas informações incluem key points como utilização de ferramentas para estratificação de risco cirúrgico, implicações causadas por hipertensão, fatores de risco relacionados ao fígado e problemas coagulatórios ou embólicos.

Leia mais: Cirrose Hepática: apresentação clínica e manifestações clássicas

cirrose

Principais recomendações para o manejo do paciente com cirrose:

No Pré-operatório:

  • Evite cirurgia abdominal em pacientes com ascite causada por cirrose descompensada
  • Cogite uma avaliação no pré-operatório para a possibilidade de transplante de fígado em pacientes com escore de MELD ≥15
  • Cirurgias realizadas próximas ao fígado, como as hepatobiliares, costumam ser as mais arriscadas, logo devem ser realizadas com extrema atenção
  • Não coloque um shunt portossistêmico intra-hepático transjugular (TIPS) antes da cirurgia em pacientes com hipertensão portal
  • Para a avaliação do risco cirúrgico, utilize pelo menos dois sistemas de estratificação de risco, como a classificação de Child-Pugh, a Escala MELD e o Escore da Clínica Mayo
  • Em pacientes com escore Child-Pugh >10 ou escore de MELD > 20, que representa um risco elevado de cirrose descompensada ou morte, a cirurgia deve ser evitada ou adiada até depois do transplante e só deve ser cogitada em casos de extrema urgência.

Cuidados no pós-operatório:

  • A função renal deve ser monitorada constantemente e o excesso no volume de líquidos ou escassez (depleção) devem ser evitados.
  • Tente evitar que o paciente tenha constipação para minimizar episódios de encefalopatia hepática.
  • Evite complicações relacionadas à medicação com o uso de baixa dosagem de opioides, benzodiazepínicos de curta duração e evite os anti-inflamatórios não esteroides.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Northup PG et al. AGA Clinical practice update: Surgical risk assessment and perioperative management in cirrhosis. Clin Gastroenterol Hepatol 2018 Sep 28; [e-pub]. (https://doi.org/10.1016/j.cgh.2018.09.043)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. mariana Binda anacleto morais

    Excelente texto. Acompanho o site Pedmed diariamente. Mariana Binda A.M. Psicóloga-Sbcampo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.