Cirurgia bariátrica para o tratamento da hipertensão intracraniana idiopática (HII)?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A hipertensão intracraniana idiopática (HII) é uma condição debilitante caracterizada pelo aumento da pressão intracraniana (PIC) que causa edema do disco óptico conhecido como papiledema, com risco de perda visual permanente e cefaleias crônicas que levam à redução da qualidade de vida.  A condição afeta predominantemente mulheres de 25 a 36 anos, sendo o ganho de peso um importante fator de risco. 

Leia também: Quais cuidados primários devem ser tomados após uma cirurgia bariátrica?

A incidência de HII está aumentando e tem sido associada ao aumento das taxas de obesidade em todo o mundo. O ganho de peso (aproximadamente 5%) foi associado a um risco aumentado de desenvolver HII e apresentar recidivas da doença. Neste cenário, a perda de peso foi relatada como uma estratégia de tratamento benéfica, com uma redução no peso corporal de 3% a 15% associada à remissão da doença, conforme critérios pela normalização da PIC e resolução do papiledema.  

Dentre os fatores de risco, o peso corporal é o principal fator modificável associado e com isso a grande pergunta é: será que a cirurgia bariátrica é superior a uma intervenção convencional para sustentar a perda de peso necessária para alcançar a remissão sustentada entre pacientes com hipertensão intracraniana idiopática?

Foi essa pergunta que Susan P. Mollan e colaboradores tentaram responder no Idiopathic Intracranial Hypertension Weight Trial – IIH:WT publicado na JAMA Neurology.

Cirurgia bariátrica para o tratamento da hipertensão intracraniana idiopática (HII)?

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Metodologia do estudo

O IIH:WT foi ensaio clínico randomizado multicêntrico, financiado e realizado pela Universidade de Birminghan, em centros médicos do NHS inglês, avaliou 66 mulheres com o diagnóstico de HII com IMC > 35 cm/m², entre 2014 a 2017

As pacientes foram randomizadas para a intervenção de controle e perda de peso convencional versus a cirurgia bariátrica. Houve uma redução significativa da pressão intracraniana e no peso final, favorável ao grupo cirúrgico do estudo, em 12 e 24 meses de follow-up. Estes resultados se refletiram também em melhor qualidade de vida, medidas por escalas de qualidade de vida, depressão e ansiedade. 

Saiba mais: Cirurgia bariátrica em adolescentes pode ser benéfica?

Até onde sabemos, o IIH:WT é o primeiro ensaio clínico randomizado para avaliar a eficácia da cirurgia bariátrica em comparação com uma intervenção de controle de peso convencional entre pacientes com HII.  

Este estudo tem várias limitações. O tipo de procedimento bariátrico não foi predeterminado para o braço cirúrgico, o número de participantes no estudo foi muito baixo para recomendar com segurança um procedimento cirúrgico em vez de outro, entre outros.

Conclusão

A aplicação dos resultados deste ensaio clínico a uma população mais ampla de participantes com HII é limitada pelos critérios de inclusão do estudo; assim, os achados não informam diretamente o tratamento entre homens ou mulheres com IMC inferior a 35. Esses indivíduos podem se beneficiar da cirurgia bariátrica porque foi relatado que ela tem implicações metabólicas e glicêmicas favoráveis ​​para aqueles com IMC entre 30 e 35.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Mollan SP, et al. Effectiveness of Bariatric Surgery vs Community Weight Management Intervention for the Treatment of Idiopathic Intracranial Hypertension. A Randomized Clinical Trial. JAMA Neurology 2021;78(6):678-686. doi: 10.1001/jamaneurol.2021.0659
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar