Cirurgia cardíaca: novas perspectivas após o acesso sem pré-requisito

A SBCCV eliminou por vez a necessidade de o medico cursar previamente os dois anos de pré-requisito em cirurgia geral para exercer cirurgia cardíaca.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em maio de 2017, a Comissão Nacional de Residência Médica, em concordância com propostas há muito levantadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), eliminou por vez a necessidade de o medico cursar previamente os dois anos de pré-requisito em cirurgia geral para fazer cirurgia cardíaca, exigência que ainda permanece para a grande maioria das subespecialidades cirúrgicas.

Hoje vamos discutir o que essa mudança já acarretou, e ainda o que se pode esperar de suas repercussões.

A própria SBCCV já há alguns anos vem coletando opiniões de seus associados sobre a necessidade da manutenção do pré-requisito em cirurgia geral, sempre tendo um grande reforço da parte dos cirurgiões já formados e consolidados no mercado, da grande importância deste primeiro contato após a formação.

É inevitável dizer que o ensino médico no Brasil ainda deixa muitos alunos despreparados ou inseguros para a difícil transição acadêmico-médico, o que já é um desafio de peso inerente à própria profissão. Porém, ao se considerar uma especialidade de tamanho nível de complexidade, de grande risco cirúrgico, altos níveis de minúcia e morbimortalidade, este peso ganha ainda mais importância.

Leia mais: Cirurgia cardíaca: enxerto radial vs safena

O principal argumento dos cirurgiões já formados para a necessidade do pré-requisito em cirurgia geral foi a maturação profissional e técnica. Segundo os profissionais, os dois anos de trabalho em especialidade de grande rotatividade, volume de pacientes e procedimentos, preceptoria por vezes bastante exigente, torna o médico recém-formado mais habilidoso, ágil, resiliente e implementa sua capacidade de raciocínio fisiopatológico entre a doença clínica e a cirúrgica.

Do outro lado, a favor da quebra do pré-requisito, temos opiniões principalmente de cirurgiões recém-egressos e acadêmicos que cogitam a especialidade.

Dentre os argumentos destes grupos, constam a já longa formação em CCV, até então de quatro anos – além dos dois anos de pré-requisito -, o principal fator de desistência da classe acadêmica. Em contrapartida, para os que cogitavam, porém não se identificavam, com a cirurgia geral ou não lhe convinham os seis anos de formação, existia a alternativa de se formar em um centro credenciado pela SBCCV mediante especialização: a mesma formação seria ofertada, apenas com a diferença de não se obter automaticamente o título de cirurgião pelo MEC, mas apenas pela sociedade, após os processos seletivos para obtenção do certificado.

Foram considerados também a grande disparidade entre as técnicas operatórias, ao se comparar procedimentos da cirurgia geral e da cardíaca; a grande expectativa de escassez de cirurgiões cardiovasculares no país em uma média de 10 anos; e o previsto aumento da duração do programa de cirurgia geral para três anos.

Em consideração a todos os fatores, em maio de 2017, a SBCCV oficializou a entrada direta na especialidade, reforçando principalmente as idéias de:

“Dentre as razões para abolir o pré-requisito em Cirurgia Geral listamos:

    1. O Programa de Cirurgia Geral, a partir de 2018 terá a duração de três anos.
    2. Havia uma grande evasão de candidatos à Cirurgia Cardiovascular após cursar os dois anos de Cirurgia Geral
    3. Há a necessidade de se aprender novas competências e isto exige tempo.
    4. Vários estudos demonstram que com a diminuição da procura pela

especialidade, haverá falta de cirurgiões cardiovasculares nos próximos dez anos, sendo este o principal fator desencorajador.

  1. As habilidades aprendidas em Cirurgia Geral também podem ser adquiridas com o treinamento direto em Cirurgia Cardiovascular.
  2. Cirurgiões treinados com (CNRM) ou sem (SBCCV) o pré-requisito em Cirurgia Geral têm igual desempenho quando oriundos de Serviços de excelência.

Com base nestes argumentos, a SBCCV lutou pela abolição deste pré-requisito durante muito tempo. A CNRM, calcada nas modificações sofridas pela Cirurgia Cardiovascular na última década concordou com nossa argumentação e, a partir de 2018, não mais será exigido pré-requisito em Cirurgia Geral, passando nosso Programa a ter acesso direto, podendo ser iniciado logo após a graduação em Medicina. Como há necessidade de aprendizado de novas habilidades e o tempo de formação de um cirurgião é longo, o novo Programa em Cirurgia Cardiovascular será de cinco anos.”

A ideia passa a ser de ter-se uma formação mais direcionada e específica em cirurgia cardiovascular e seus aspectos clínicos, maior desenvolvimento de habilidades e técnicas operatórias, e maior oportunidade de acesso a subespecializações e fellows ainda durante a formação. Foi implementada uma ementa com as expectativas e progressão da curva de ensino desejadas durante a progressão a cada ano do programa de residência, bem como o que se espera do futuro cirurgião a cada novo passo na formação.

E você, é a favor ou contra o acesso direto em CCV? O que podemos esperar de mudanças na formação na especialidade nos próximos anos?

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.