Cirurgia de Cabeça e Pescoço: para quem quer exercer técnicas cirúrgicas complexas

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Cirurgia de Cabeça e Pescoço com a Dr. Bruno Albuquerque.

Temos mais um artigo da nossa série sobre Residência e as especialidades médicas para você! Hoje o Dr. Bruno Albuquerque fala sobre Cirurgia de cabeça e pescoço.

1) O que é?

O cirurgião de cabeça e pescoço é o médico responsável pelo diagnóstico, seguimento e tratamento dos pacientes (adultos e pediátricos) portadores de tumores benignos e malignos na região da cabeça e pescoço. Trata-se de uma especialidade médica que requer como pré-requisito a formação em Cirurgia Geral. O tempo de especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pode variar de 2 a 3 anos de Residência Médica, a depender do serviço selecionado. Se identifica com o perfil da especialidade o profissional que pretende exercer técnicas cirúrgicas complexas e elaboradas, principalmente em pacientes oncológicos.

2) Como é o dia a dia?

No Brasil, a prevalência de câncer de cabeça e pescoço, principalmente câncer de boca em homens e de tireoide em mulheres, tem aumentado. Fato este que coloca o cirurgião de cabeça e pescoço em importante posição tanto no diagnóstico precoce quanto no tratamento especializado. A diversidade nos diagnósticos e tratamentos da especialidade fazem com que o médico especialista se depare diariamente com casos desafiadores, exigindo assim permanente estudo e atualização.

3) Oportunidades de trabalho:

Devido à crescente prevalência de câncer na sociedade, em particular do câncer de cabeça e pescoço, diversos serviços têm tido interesse na contratação de especialistas. Dentre os principais serviços destacamos: serviços de oncologia público ou privado, clínicas de cirurgia endócrina, hospitais universitários, centro de pesquisas clínicas, além do consultório privado que tem aumento crescente da demanda devido a escassez de especialistas no mercado. O cirurgião de cabeça e pescoço pode atuar tanto no diagnóstico (realizando exames especializados e biópsias), quanto no tratamento cirúrgico curativo ou paliativo.

4) Número de especialistas:

No momento, temos aproximadamente 900 cirurgiões de cabeça e pescoço registrados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

5) Curiosidade(s):

– As inovações tecnológicas fazem com que cada vez mais as cirurgias sejam mais seguras e agreguem menos morbidade. Atualmente já é possível realizar procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e pescoço através de cirurgias trans-orais robóticas e com laser de alta precisão, além de cirurgias por videoendoscopia. Dessa forma, os pacientes têm recuperação mais precoce e com menos sequelas.

6) Especialidades correlacionadas:

Diversas especialidades médicas e multidisciplinares estão relacionadas devido à complexidade anatômica da região da cabeça e pescoço. A necessidade de reconstruções cutâneo-faciais complexas com objetivo de restaurar a função e estética facial fazem com que o cirurgião plástico tenha participação importante nessas cirurgias. Além de cirurgias em conjunto com neurocirurgiões para abordagem de tumores da base do crânio. Fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas são outras especialidades multidisciplinares que possuem fundamental participação na preparação e reabilitação dos pacientes portadores de doenças na região da cabeça e pescoço.

7) Área de atuação:

O especialista, além de atuar na aérea oncológica prioritariamente, pode exercer as atividades profissionais em outras subespecialidades correlatas tais como: cirurgia crânio-maxilo-facial (atuando em transtornos congênitos orofaciais ou trauma); cirurgia endócrina (tratando distúrbios da glândula tireoide); microcirurgia plástica (realizando reconstruções complexas cérvico-faciais) e cirurgias endoscópicas nasais (abordando principalmente tumores da base do crânio).

8) Mensagem para quem quer seguir essa especialidade:

Atuar na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço exige dedicação, atualização constante e principalmente humanização, uma vez que cada vez mais abordamos casos oncológicos tanto em crianças como em adultos. O prazer de poder realizar técnicas cirúrgicas complexas, tanto de dissecções como de reconstruções, faz com que o cirurgião de cabeça e pescoço tenha um formação completa e se sinta realizado profissionalmente. Além disso uma demanda de mercado cada vez maior faz com que a sociedade necessite cada vez mais desses especialistas.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja as outras especialidades que já falamos por aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades