Leia mais:
Leia mais:
Cirurgias de catarata caem 38% em um ano, aponta DataSus
Estenose aórtica importante: quando preferir tratamento cirúrgico?
Histopatológico e vesícula biliar
Uso de corticoides em crianças com MIS-C leve
Existe associação entre cirurgia de catarata e desenvolvimento de demência?

Cirurgia de catarata: o que sabemos sobre o uso de corticoides e AINES no pós-operatório?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A cirurgia de catarata (que inclui a extração do cristalino e o implante de uma lente intraocular artificial) é uma das cirurgias mais feitas no mundo. As técnicas modernas e procedimentos otimizados reduziram muito o risco de complicações. O sucesso cirúrgico depende, entre outros fatores, do controle da resposta inflamatória induzida pelo trauma cirúrgico. Quando a resposta inflamatória não é controlada os pacientes podem ter dor ocular e fotofobia, levando a eventos adversos como a uveíte, sinéquia posterior e glaucoma secundário, além do edema macular cistoide.

A inflamação na câmara anterior pode levar a maior concentração de proteínas no humor aquoso, gerando o efeito Tyndall ou flare. A resposta inflamatória geralmente é sensível a duas intervenções: os corticoides e os antiinflamatórios não esteroidais (AINES). Tradicionalmente os corticoides tem sido a principal profilaxia antiinflamatória após a cirurgia de catarata. Metanálises recentes mostraram que a profilaxia com AINES pode ser superior no controle da inflamação e em prevenir o edema cistoide em comparação com os esteroides.

cirurgia de catarata

Estudo

Um artigo publicado no Journal of Cataract and Refractive Surgery em 2021 analisou os efeitos do regime profilático antiinflamatório na inflamação pós operatória precoce. O estudo prospectivo foi realizado com pacientes que foram submetidos a cirurgia de catarata e foram adotados cinco regimes diferentes:

  • Cetorolaco e predinisolona pré (grupo controle);
  • Cetorolaco e prednisolona pós;
  • Cetorolaco pré;
  • Cetorolaco pós;
  • Dexametasona subtenoniana.

Os colírios eram usados até três semanas pós operatórias, começando três dias antes nos grupos pré e no dia da cirurgia no grupo pós.

Leia também: Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?

Foram incluídos 456 pacientes com média de idade de 72 anos, sendo 62% mulheres. Houve um aumento do flare no grupo que fez a dexa subtenon comparado com o grupo controle, mas nenhum dos outros grupos diferiu de forma significativa em relação ao controle. A pressão intraocular diminuiu em todos os grupos mas significativamente menos nos grupos que receberam colírio de corticoide. Não houve diferença na acuidade visual pós operatória quando comparada com o grupo controle. O início precoce de colírios antes da cirurgia também não mostrou influência na inflamação na câmara anterior.

Referências bibliográficas:

  • Erichsen JH, Forman JL, Holm LM, Kessel L. Effect of anti-inflammatory regimen on early postoperative inflammation after cataract surgery. J Cataract Refract Surg. 2021 Mar 1;47(3):323-330. doi: 10.1097/j.jcrs.0000000000000455. PMID: 33086290.

 

  

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.