Cirurgia de catarata: o que sabemos sobre o uso de corticoides e AINES no pós-operatório?

A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais feitas no mundo. Técnicas modernas e procedimentos otimizados reduzem riscos de complicações.

A cirurgia de catarata (que inclui a extração do cristalino e o implante de uma lente intraocular artificial) é uma das cirurgias mais feitas no mundo. As técnicas modernas e procedimentos otimizados reduziram muito o risco de complicações. O sucesso cirúrgico depende, entre outros fatores, do controle da resposta inflamatória induzida pelo trauma cirúrgico. Quando a resposta inflamatória não é controlada os pacientes podem ter dor ocular e fotofobia, levando a eventos adversos como a uveíte, sinéquia posterior e glaucoma secundário, além do edema macular cistoide.

A inflamação na câmara anterior pode levar a maior concentração de proteínas no humor aquoso, gerando o efeito Tyndall ou flare. A resposta inflamatória geralmente é sensível a duas intervenções: os corticoides e os antiinflamatórios não esteroidais (AINES). Tradicionalmente os corticoides tem sido a principal profilaxia antiinflamatória após a cirurgia de catarata. Metanálises recentes mostraram que a profilaxia com AINES pode ser superior no controle da inflamação e em prevenir o edema cistoide em comparação com os esteroides.

cirurgia de catarata

Estudo

Um artigo publicado no Journal of Cataract and Refractive Surgery em 2021 analisou os efeitos do regime profilático antiinflamatório na inflamação pós operatória precoce. O estudo prospectivo foi realizado com pacientes que foram submetidos a cirurgia de catarata e foram adotados cinco regimes diferentes:

  • Cetorolaco e predinisolona pré (grupo controle);
  • Cetorolaco e prednisolona pós;
  • Cetorolaco pré;
  • Cetorolaco pós;
  • Dexametasona subtenoniana.

Os colírios eram usados até três semanas pós operatórias, começando três dias antes nos grupos pré e no dia da cirurgia no grupo pós.

Leia também: Bebês operados de catarata congênita unilateral podem desenvolver glaucoma?

Foram incluídos 456 pacientes com média de idade de 72 anos, sendo 62% mulheres. Houve um aumento do flare no grupo que fez a dexa subtenon comparado com o grupo controle, mas nenhum dos outros grupos diferiu de forma significativa em relação ao controle. A pressão intraocular diminuiu em todos os grupos mas significativamente menos nos grupos que receberam colírio de corticoide. Não houve diferença na acuidade visual pós operatória quando comparada com o grupo controle. O início precoce de colírios antes da cirurgia também não mostrou influência na inflamação na câmara anterior.

Referências bibliográficas:

  • Erichsen JH, Forman JL, Holm LM, Kessel L. Effect of anti-inflammatory regimen on early postoperative inflammation after cataract surgery. J Cataract Refract Surg. 2021 Mar 1;47(3):323-330. doi: 10.1097/j.jcrs.0000000000000455. PMID: 33086290.

 

  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.