Cirurgia ou dieta: o que impacta mais no controle do diabetes?

Uma pesquisa apontou que reduzir o volume do tecido adiposo contribui com o controle da glicose em pessoas com diabetes tipo 2.

Sabe-se que a perda de peso é uma etapa importante no tratamento dos pacientes com diabetes tipo 2. Alguns estudos sugeriram que, em pessoas com esta condição, o bypass gástrico em Y-de-Roux tem efeitos terapêuticos na função metabólica que são independentes da perda de peso. Um estudo foi publicado recentemente no NEJM visando esclarecer a questão.

Paciente com diabetes faz exame de glicemia

Pesquisa com portadores do diabetes

Trata-se de um coorte prospectivo combinado realizado com a participação de 22 pacientes com diabetes e obesidade. Os reguladores metabólicos da homeostase da glicose foram avaliados antes e depois da perda de peso combinada (aproximadamente 18%), induzida por bypass gástrico (grupo de cirurgia) ou dieta isolada (grupo de dieta).

O desfecho primário foi a mudança na sensibilidade hepática à insulina, avaliada por infusão de insulina em taxas baixas (com um clamp pancreático hiperinsulinêmico euglicêmico). O clamp hiperinsulinêmico-euglicêmico, ou clamp de insulina, tem sido referido como o “padrão-ouro” para medir a sensibilidade à insulina in vivo. Os desfechos secundários foram mudanças na sensibilidade à insulina muscular, função das células beta e perfis de insulina e glicose plasmática de 24 horas.

Leia também: Cirurgias bariátricas: qual procedimento tem melhor resultado no diabetes tipo 2?

Resultados do estudo

A equipe de pesquisa descobriu que a perda de peso estava associada a:

  • Sensibilidade à insulina hepática melhorada. Nenhuma diferença significativa foi observada entre os grupos;
  • Aumento da eliminação de glicose estimulada por insulina, indicando sensibilidade à insulina no músculo esquelético – também não houve diferença significativa entre os grupos;
  • Aumento da função das células ß (avaliada pela secreção de insulina em relação à sensibilidade à insulina), sem diferença significativa entre os grupos;
  • Além disso, os autores relataram reduções significativas nos níveis médios de hemoglobina glicada, de 7,2% no início do estudo para 6,0% após a perda de peso no grupo de cirurgia, e de 8,0% para 5,6% no grupo de dieta. Ambos os grupos também demonstraram melhorias semelhantes nos índices de composição corporal, incluindo massa gorda, conteúdo de triglicerídeos intra-hepáticos e volume de tecido adiposo intra-abdominal.

Vale ressaltar as limitações do estudo, como o fato de o ensaio não ter sido randomizado e haver poucos pacientes em cada grupo.

Whitebook

Mensagem prática

A pesquisa traz uma mensagem muito importante: reduzir o volume do tecido adiposo, seja por dieta ou cirurgia, contribuirá com o controle da glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Referências bibliográficas:

  • Yoshino M, Kayser BD, Yoshino J, et al. Effects of diet versus gastric bypass on metabolic function in diabetes. N Engl J Med 2020; 383: 721-32.
  • Julio E. Ayala, Deanna P. Bracy, Owen P. McGuinness, David H. Wasserman . Considerations in the Design of Hyperinsulinemic-Euglycemic Clamps in the Conscious Mouse Diabetes Feb 2006. DOI: 10.2337/diabetes.55.02.06.db05-0686.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.