Leia mais:
Leia mais:
Cirurgiões britânicos realizam o primeiro transplante duplo de mão em paciente com esclerodermia
Insuficiência hepática aguda: o que médico precisa saber no atendimento de emergência? [podcast]
Cirurgiões transplantam coração de porco em paciente humano pela primeira vez
Primeiro transplante de rim de porco geneticamente alterado para humano é testado com sucesso nos Estados Unidos
Esclerodermia localizada e sistêmica na pediatria: como identificar e tratar?

Cirurgiões britânicos realizam o primeiro transplante duplo de mão em paciente com esclerodermia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Cirurgiões médicos da Northumbria Healthcare NHS Foundation Trust, no Reino Unido, realizaram com sucesso o primeiro transplante duplo de mão do mundo. O paciente é um ladrilhador escocês que sofre de esclerodermia, uma doença autoimune que provoca a fibrose da pele e dos órgãos internos, comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos e a formação de autoanticorpos.

Leia também: Tratamento da esclerodermia grave: transplante mieloablativo x ciclofosfamida

Cirurgiões britânicos realizam o primeiro transplante duplo de mão em paciente com esclerodermia

Paciente

Steven Gallagher, de 48 anos, foi forçado a parar de trabalhar após o agravamento da sua esclerodermia, que fez com que suas mãos se fechassem em uma posição de punho.

Ele desenvolveu uma erupção cutânea incomum há 13 anos, que afetou seu nariz, boca e bochechas, além dos seus dedos começaram a se enrolar, sofrendo com “dores horríveis”. Os médicos inicialmente pensaram em lúpus e síndrome do túnel do carpo. Steve até chegou a ser operado com base neste último diagnóstico.

Mas quando a dor voltou em ambos os braços, ele foi encaminhado a um especialista que finalmente o diagnosticou corretamente.  “Minhas mãos começaram a se fechar, chegou ao ponto em que eram basicamente dois punhos, minhas mãos ficaram inutilizáveis. Eu não podia fazer nada, somente levantar coisas com as duas mãos. Não conseguia pegar nada, era uma luta para me vestir e coisas assim”, disse Steven, em uma entrevista aos jornais europeus.

O construtor civil foi encaminhado ao professor Andrew Hart, cirurgião plástico e de mãos em Glasgow, na Escócia, que levantou pela primeira vez a possibilidade de um transplante duplo de mãos.

Saiba mais: Esclerodermia localizada e sistêmica na pediatria: como identificar e tratar?

Steven também conversou com Simon Kay, cirurgião plástico consultor do Leeds Teaching Hospitals NHS Trust, que liderou a primeira operação de transplante duplo de mãos do Reino Unido em 2016. Os dois médicos detalharam todos os riscos envolvidos na cirurgia.

“Eles foram realmente francos e muito abertos sobre o que poderia acontecer comigo, como perder minhas mãos completamente. Os médicos disseram que era improvável, mas um risco. Como eu poderia acabar perdendo minhas mãos de qualquer maneira, minha esposa e eu decidimos que toparíamos a cirurgia”, lembrou Steven, que passou por uma avaliação psicológica para garantir que estava preparado para o transplante.

Operação

Após passar por uma operação de 12 horas no hospital universitário de Leeds NHS Trust, o paciente conseguiu abrir a torneira e encher um copo de água pela primeira vez em anos.

O escocês espera voltar ao trabalho em breve. “Essas mãos são incríveis, tudo aconteceu tão rápido. A partir do momento em que acordei da operação, já pude movê-las”, falou emocionado.

Acredita-se que Steven seja a primeira pessoa no mundo com sua condição a passar por um transplante duplo de mão, que envolveu uma equipe de 30 profissionais de diversas especialidades e foi realizada em dezembro do ano passado, depois que um doador adequado foi encontrado.

Ele passou quatro semanas na enfermaria geral de Leeds após a operação e ainda faz visitas regulares ao hospital para fisioterapia e monitoramento. Sua condição está melhorando a cada dia e embora não possa realizar tarefas que exijam grande destreza, Steven pode fazer coisas simples e reconfortantes como acariciar o cachorro de sua família.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# BBC. O transplante de mãos que deu 'nova vida' a homem com doença rara. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-61592888 # The Guardian. NHS performs world’s first double hand transplant for scleroderma. Disponível em: https://www.theguardian.com/society/2022/may/26/nhs-performs-worlds-first-double-hand-transplant-for-scleroderma # Gizmodo. A UK Man's Double Hand Transplant Is a World First. Disponível em: https://gizmodo.com/double-hand-transplant-scleroderma-1848986763
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.