Cisto renal complexo: evidências apoiam a vigilância ativa

Pesquisadores avaliaram as taxas de intervenção, a progressão e os resultados de sobrevida ao câncer em pacientes com cistos renais complexos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Cistos renais simples ou minimamente complexos geralmente não requerem intervenção; já os complexos podem oferecer maior risco de malignidade. Em artigo do Journal of Urology, publicado em março, pesquisadores avaliaram as taxas de intervenção, a progressão e os resultados de sobrevida ao câncer em pacientes com cistos renais complexos.

Para esse estudo, foi utilizado o sistema de mineração de dados da Montage™ para identificar retrospectivamente todos os casos relatados de cisto renal complexo entre 2001 a 2013. Os desfechos primários do estudo foram sobrevida global e específica para o câncer. Os desfechos secundários incluíram progressão e atualização radiográfica, progressão clínica e histologia final em patologia cirúrgica.

No total, foram identificados 336 pacientes com cisto renal complexo, dos quais 185 (55,1%) eram da categoria Bosniak IIF, 122 (36,3%) da Bosniak III e 29 (8,6%) da Bosniak IV. O follow-up mediano foi de 67,1 meses. Foi registrada uma morte específica por câncer (0,3%) e a mortalidade geral foi de 6,2%.

estetoscopio

Riscos do cisto renal complexo

Dez (5,4%), 37 (30,3%) e 18 pacientes (62,1%) com Bosniak IIF, III e IV, respectivamente, foram submetidos à intervenção cirúrgica ou ablativa. A indicação para intervenção foi predominantemente por idade e complexidade. Cirurgia com nefrectomia radical e parcial (23 pacientes ou 35% e 37 ou 57%, respectivamente) foi a patologia final mais comum e favorável identificada. Dois pacientes tratados apresentaram recidiva durante o follow-up. Ao excluir doentes com doença de Von Hippel-Lindau, a taxa de sobrevivência específica ao câncer foi de 100%.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que:

  • A sobrevida global e específica para o câncer em pacientes com cistos renais Bosniak IIF, III e IV foi alta, com apenas uma morte específica por câncer.
  • Nenhuma morte por câncer foi registrada em pacientes que não sofreram intervenção.
  • Recomenda-se a reconsideração das diretrizes de manejo de cistos renais complexos, particularmente considerando a vigilância inicial dos cistos de Bosniak III.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades