Clampeamento tardio do cordão umbilical versus ordenha do cordão umbilical

Já é sabido que o clampeamento tardio do cordão umbilical facilita a transição fisiológica da vida fetal para a vida extra-uterina. Saiba mais.

Já é sabido de longa data que o clampeamento tardio do cordão umbilical facilita a transição fisiológica da vida fetal para a vida extra-uterina, principalmente do recém-nascido prematuro.

Meta-análises anteriores descobriram que a ordenha do cordão umbilical aumentou o risco de hemorragia intraventricular grave (grau 3 ou 4).

No entanto, uma meta-análise recente revisou sistematicamente quatro estratégias de manejo do cordão umbilical: clampeamento imediato do cordão umbilical, clampeamento tardio do cordão umbilical, ordenha do cordão umbilical e clampeamento tardio com ordenha.

Para o estudo foram utilizados os seguintes bancos de dados: PubMed, Embase, CINAHL e Cochrane. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados comparando diferentes estratégias de manejo do cordão umbilical para bebês prematuros.

O desfecho primário foi a mortalidade pré-alta. Os desfechos secundários foram hemorragia intraventricular, necessidade de transfusão de concentrado de hemácias e outras morbidades neonatais.

A análise conteve 56 estudos, envolvendo no total de 6.852 prematuros.

clampeamento

Resultados

56 estudos envolveram 6.852 bebês prematuros. 

Em comparação com o clampeamento imediato, o clampeamento tardio foi associado a menores chances de mortalidade (22 ensaios, 3083 participantes; 7,6% vs 5,0%; OR, 0,64; 95% CrI, 0,39-0,99), hemorragia intraventricular (25 ensaios, 3316 participantes; 17,8% vs 15,4%; OR, 0,73; 95% CrI, 0,54-0,97) e necessidade de transfusão de concentrado de hemácias (18 ensaios, 2.904 participantes; 46,9% vs 38,3%; OR, 0,48; 95% CrI, 0,32-0,66). 

Em comparação com o clampeamento imediato, a ordenha manual do cordão umbilical foi associada a menores chances de hemorragia intraventricular (10 ensaios, 645 participantes; 22,5% vs 16,2%; OR, 0,58; 95% CrI, 0,38-0,84) e necessidade de transfusão de concentrado de hemácias (9 ensaios, 688 participantes; 47,3% vs 32,3%; OR, 0,36; 95% CrI, 0,23-0,53), sem diferenças significativas para outros resultados secundários. 

Em relação a ordenha manual do cordão umbilical com clampeamento tardio não houve diferenças significativas entre as duas modalidades. 

Conclusão

Nessa meta-análise em questão conclui-se que o clampeamento tardio do cordão umbilical foi associado a menor mortalidade em prematuros quando comparado ao clampeamento imediato. Comparando com clampeamento imediato, o clampeamento tardio e ordenha manual foram foram associados a reduções na hemorragia intraventricular e necessidade de transfusão de concentrado de hemácias. Não houve diferença significativa entre a ordenha e o clampeamento tardio para qualquer resultado. 

Leia também: ACOG atualiza recomendação sobre clampeamento do cordão umbilical

Considerações finais

A interpretação dos dados disponíveis é limitada pelas diferenças em como a ordenha do cordão umbilical foi realizada, qual a faixa da idade gestacional, entre outros. 

Quando viável sugere-se o clampeamento tardio à ordenha manual.

(lembrem-se de que o Programa de Reanimação Neonatal orienta que: quando há necessidade de assistência pediátrica o clampeamento deve ser imediato).  

Por fim, conclui-se que mais estudos comparando diretamente o clampeamento tardio com a ordenha manual do cordão umbilical são necessários para tal indicação. 

Referências bibliográficas:

  • Jasani B, Torgalkar R, Ye XY, et al. Association of Umbilical Cord Management Strategies With Outcomes of Preterm Infants: A Systematic Review and Network Meta-analysis. JAMA Pediatr 2021; 175:e210102. doi: 10.1001/jamapediatrics.2021.0102

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades