COFEN realiza evento sobre inovações em Enfermagem e Saúde Mental

O Conselho federal de enfermagem (COFEN) realizará um encontro híbrido discutindo diversos temas importantes para a área de enfermagem.

Nos dias 1º e 2º do mês de junho o Conselho federal de enfermagem (COFEN), realizará um encontro híbrido discutindo diversos temas importantes para a área de enfermagem. O evento intitulado enfermagem solidária inovando a atuação da Enfermagem na Saúde Mental do Século XXI, será promovido pela Comissão Nacional de Saúde Mental do COFEN e é uma iniciativa que nasce do desdobramento do programa de enfermagem solidária que iniciou suas atividades durante a pandemia com objetivo de oferecer escuta qualificada aos profissionais da linha de frente do combate à pandemia por profissionais especialistas em saúde mental.

Leia também: Atuação do enfermeiro na saúde mental

COFEN realiza evento sobre inovações em Enfermagem e Saúde Mental

Enfermagem e saúde mental

O evento destina-se a qualquer profissional de enfermagem com interesse em saúde mental e áreas afins. O evento terá a participação de vários profissionais gabaritados da área e apresentará inovações, discussões científicas e debates importantes. O foco é a inovação mas também abordará questões relativas a possíveis retrocessos no tratamento de pessoas com sofrimento psíquico. Além disso, o encontro possibilitará a troca de experiências e a exposição de usuários dos serviços de saúde mental.

A programação rica e conta com a presença de mestres, doutoras e especialistas que vão apresentar inovações e o protagonismo do enfermeiro que trabalham com saúde mental, a atuação do enfermeiro que trabalha com a saúde mental da pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), de como se dá a aplicação do quality rights nas práticas de cuidar, doenças mentais como a depressão, suicídio e o luto e as características do processo de morte morrer causadas pela pandemia, formação profissional, ações de apoio e cuidado frente  à pessoa em sofrimento psíquico, questões de gênero, etnia, racismo e sexualidade, entre outros diversos temas de importância para área.

A pandemia provocada pelo coronavírus trouxe muitos problemas para profissionais de enfermagem e para pessoas que sofreram com seus impactos. Pensando nisso a comissão de saúde mental do COFEN criou uma ferramenta de apoio para os trabalhadores de enfermagem. O serviço foi executado por meio de chat 24 horas por dia e contou com a participação de voluntários da área de saúde mental, enfermeiros, mestres, doutores, especialistas em saúde de todo o Brasil, foram parceiros nesse processo de cuidado. A iniciativa será discutida no evento e de certo haverá muitas trocas de experiências.

Além disso, discussões diversas de diversos profissionais do COFEN e CORENS estarão no evento além de profissionais que irão discutir os desafios e as inovações da prática de enfermagem, além de outras discussões do campo teórico e outras que abordarão experiência de profissionais e usuários. Além disso, outras questões serão abordadas. Destacamos a sessão de debate científico: É necessário falar de gênero, etnia, racismo e sexualidade na enfermagem. Desde já recomendamos o encontro que será muito proveitoso e já agradecemos como parte da sociedade acadêmica a iniciativa.

Como participar?

As inscrições do evento podem ser realizadas através do endereço: http://inscricoes-saudemental.cofen.gov.br/sistemainscricoes/preinscricao.php?md=16052022

A programação dos 2 dias de evento é muito rica e pode trazer discussões importantes para a área. O evento acontecerá no formato híbrido e iniciará às 09:00 horas do dia 01 de junho e tem seu encerramento às 17:00 horas do dia 02 de junho. Fique atento as discussões do evento. Quer saber mais ? Veja a programação abaixo e inscreva-se.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo