Leia mais:
Leia mais:
Quiz: quais patógenos abaixo são comumente descritos em colangite ascendente?
Whitebook: saiba o que é e como identificar a colangite esclerosante
Infecção por vírus da hepatite A como gatilho para colangite autoimune
Colangite esclerosante primaria: como identificar?
Colangite: veja as novas diretrizes para diagnóstico e tratamento

Colangite: veja as novas diretrizes para diagnóstico e tratamento

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A colangite esclerosante primária é uma doença hepática autoimune, que atinge, principalmente, mulheres e pessoas com mais de 50 anos. O curso da doença é frequentemente acompanhado por sintomas que podem ser onerosos para os pacientes e o manejo deve abordar, ao longo da vida, tanto a progressão da doença quanto o peso dos sintomas.

British Society of Gastroenterology/UK-PBC publicou suas novas diretrizes para o diagnóstico e tratamento da colangite esclerosante primária. A PEBMED separou para você os keypoints da publicação.

  • A presença de anticorpos antimitocondriais (> 1 em 40) ou anticorpos antinucleares altamente específicos para a colangite, sem explicação alternativa, é geralmente suficiente para chegar com confiança ao diagnóstico.
  • Médicos devem oferecer a todos os pacientes com colangite acompanhamento estruturado por toda a vida, reconhecendo que diferentes indivíduos têm diferentes cursos da doença e podem exigir diferentes intensidades de acompanhamento.
  • A avaliação de risco deve levar em conta a gravidade e a atividade da doença no baseline e no tratamento. A sociedade britânica recomenda uma combinação de exames laboratoriais de fígado (para identificar aqueles com bilirrubina elevada, contagem de plaquetas < 150 ou atividade bioquímica da doença no tratamento), imagens (ultrassonografia hepática para identificar cirrose e esplenomegalia; elastografia hepática transitória para identificar aumento da rigidez do fígado) e reconhecimento da doença em idade jovem (< 45 anos).
  • Para identificar aqueles com maior risco de progressão da doença, recomenda-se que todos os pacientes tenham uma estratificação de risco individualizada, utilizando índices de resposta bioquímica após 1 ano de terapia com ácido ursodesoxicólico (UDCA).
  • UDCA oral em 13-15 mg/kg/dia é o tratamento de primeira linha em todos os pacientes com colangite. Se tolerado, deve ser vitalício.
  • A adição de ácido obeticólico (OCA) para pacientes com uma resposta inadequada ou intolerante ao UDCA pode ser considerada.
  • Todos os pacientes devem ser avaliados quanto à presença de sintomas, principalmente fadiga e coceira. Os médicos devem reconhecer que a gravidade dos sintomas não se correlaciona com o estágio da doença.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Hirschfield GM, Dyson JK, Alexander GJM, et al The British Society of Gastroenterology/UK-PBC primary biliary cholangitis treatment and management guidelines Gut Published Online First: 28 March 2018. doi: 10.1136/gutjnl-2017-315259
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar