Colite por Clostridioides difficile: qual a melhor abordagem cirúrgica?

Pacientes internados por longos períodos estão sujeitos a infecções como a colite fulminante por Clostridioides difficile.

Pacientes internados por longos períodos e em condições críticas estão sujeitos a infecções relacionados à assistência médica, em especial as infecções por Clostridioides difficile, que pode desenvolver um quadro de colite fulminante, agregando ainda mais morbi/mortalidade.

cirurgião se preparando para abordagem de colite por clostridioides difficile

Colite por Clostridioides difficile

O tratamento primordial para as colites por C. difficile é medicamentoso e a maior parte dos pacientes respondem a esta estratégia. No entanto, até 30% dos casos irão necessitar de intervenção para a retirada do cólon. A colectomia total por laparotomia é o procedimento padrão, uma vez que retira o foco onde as toxinas são produzidas. Em 2011, foi proposto um procedimento alternativo e menos invasivo: uma ileostomia em alça com lavagem anterógrada do cólon.

Apesar de o trabalho inicial ter evidenciado grandes melhorias da taxa de mortalidade, ainda não havia outros estudos com grande número de pacientes que justificassem adotar este tipo de conduta. O objetivo de um novo artigo foi fazer uma meta-análise com estudos que comparassem as duas abordagens.

Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática no MEDLINE, com estudos que comparassem os dois métodos de abordagem e que possuíssem dez pacientes ou mais. O principal desfecho analisado foi a mortalidade em 30 dias, enquanto os desfechos secundários seriam relacionados as complicações relacionadas aos procedimentos.

Mais do autor: Embolização bariátrica é um método efetivo?

Resultados

Apesar de um total de 234 artigos encontrados, apenas cinco estudos permaneceram para a análise, sendo 4 destes retrospectivos. Os estudos representam um total de 3.683 pacientes submetidos a procedimento cirúrgico para o tratamento de infecção por C. difficile sendo 733 (19,9%) ileostomia com lavagem e 2.950 (80,1) colectomia total.

Apesar de algumas diferenças entre os estudos, os grupos analisados eram semelhantes. A mortalidade global foi de 30,3% e quando analisado os grupos foi de 26,2% e 31,3% para ileostomia e colectomia respectivamente. O trabalho que propôs a ileostomia como tratamento encontrou taxas melhores de mortalidade na ileostomia quando comparada a colectomia com valores de 19% e 50%, respectivamente (p=0,006).

Resultado semelhante também foi encontrado num segundo estudo, porém os três outros estudos desta meta-análise não demostraram a efetividade as ileostomia sobre a colectomia total (p=0,22).

Discussão

A análise realizada, não demostrou um claro benefício do uso de ileostomias para o tratamento de colites fulminantes, que é uma condição ameaçadora. Apesar de não existir uma base sólida para o uso de ileostomias em infecções por C. difficile há uma maior tendência nos EUA em realizar o estoma (11% em 2011 para 25% em 2015).

Apesar de dois estudos terem demostrado um benefício claro do uso de ileostomia, os trabalhos subsequentes não demostraram estes achados, que em parte pode ser devido a um viés de seleção. Um outro fato importante para se questionar é que a decisão sobre a realização de uma ileostomia é menos dramática e, portanto, pode ser feito de forma mais precoce, visto que a colectomia total é uma cirurgia de grande morbidade e sequelas ao paciente.

Conclusão

Apesar de não possuir uma indicação clara, o uso de ileostomias tem ganhado ímpeto no tratamento da colite fulminante. Além disto este estudo sugere a necessidade de maiores dados, e ensaios controlados para determinar a efetividade dos métodos.

Para levar para casa

Talvez a facilidade da decisão torne a ileostomia o procedimento a ser realizado nos casos de colite fulminante, deixando a colectomia para os casos de não resposta. Sem dúvida nenhuma é mais fácil ao cirurgião decidir sobre um procedimento reversível como a ileostomia em alça que numa colectomia total que possui desfechos irreversíveis.

Referências bibliográficas:

  • Shellito AD, Russell MM. Diverting Loop Ileostomy for Clostridium Difficile Colitis: A Systematic Review and Meta-analysis. Am Surg. 2020;86(10):1269-1276. doi: 10.1177/0003134820964213

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.