Com que idade deve haver a primeira consulta com o ginecologista?

O ACOG divulgou novas recomendações de como e quando deve haver a primeira consulta da paciente adolescente com o ginecologista.

Recentemente, o American College of Obstetrics and Gynecologists (ACOG) divulgou novas recomendações de como e quando deve haver a primeira consulta da paciente adolescente com o ginecologista para lidar com a sua saúde reprodutiva.

Com que idade deve haver a primeira consulta com o ginecologista?

O momento propício varia individualmente

O ACOG acredita que o momento ideal deste primeiro contato deve ocorrer entre 13 e 15 anos, variando de acordo com preocupações do paciente, histórico médico, desenvolvimento físico e emocional e do nível de entendimento.

A importância da autonomia e privacidade da paciente jovem

Importante ressaltar que todos os adolescentes devem ter a oportunidade de discutir questões de saúde com um profissional de forma individual e particular. É extremamente comum se sentirem desconfortáveis em falar sobre esses pontos na presença de um dos pais ou responsável, irmão ou parceiros íntimos.

Leia também: Burnout entre médicos ginecologistas: será maior ou menor que seus pares?

Ambiente acolhedor

Criar um ambiente amigável ao adolescente pode ser muitas vezes desafiador. Aqui estão listadas algumas dicas do ACOG para criar esse contexto:

  • Evitar atender adolescentes não grávidas em um momento que o consultório esteja com a recepção cheia de pacientes obstétricas; portanto, seria ideal ter um horário dedicado às adolescentes, por exemplo, horários pós turno escolares.
  • Ter na recepção materiais de leitura e recursos audiovisuais adequados à adolescentes e culturalmente inclusivos.
  • Remover ou não enfatizar materiais e equipamentos (por exemplo, colposcópio) que podem deixar os adolescentes desconfortáveis na consulta.
  • Destinar um local para os pais ou responsáveis esperarem fora da sala de exame, criando um contexto de privacidade para o adolescente.
  • Certificar de que o paciente adolescente compreende que os pais ou responsáveis não estão dentro do alcance auditivo (por exemplo, evitar deixá-los esperar no corredor fora da sala de exame).

Equipe treinada para recepção de um adolescente

Outra questão importante é que não só o médico, mas a equipe do local de atendimento deve ser sensível às necessidades do adolescente em relação ao contato, comunicação e interação com os responsáveis.

A capacitação de toda equipe deve ter como objetivo: aumentar o conforto com as questões relacionadas à sexualidade adolescente, abordando de maneira respeitosa a diversidade sexual e de gênero e estar ciente de outras barreiras potenciais, como o acesso à linguagem, negociação com os pais participação do responsável na visita e também o sigilo.

O primeiro contato e o medo do exame ginecológico

Durante a consulta inicial com a paciente e os pais ou responsável, o obstetra-ginecologista deve informá-los que a consulta geralmente não requer um exame pélvico interno, a menos que seja indicado pelos sintomas. Além disso, o Papanicolau só deve ser realizado na pós-adolescência.

Antes de completar um exame, o obstetra-ginecologista deve aconselhar a paciente sobre o que esperar da parte do exame físico da visita, identificar se há preocupações do paciente e perguntar sobre o nível de conforto do paciente. Em alguns casos, um exame físico pode ser realizado em uma consulta separada.

Após o exame físico, o profissional de saúde deve abordar os achados físicos, o diagnóstico e as opções de tratamento em potencial. Uma vez que um plano de tratamento tenha sido decidido em conjunto, o adolescente é encorajado a incluir o pai ou responsável no plano de tratamento.

Ouça mais: Especial retrospectiva 2020: como abordar vaginites? [podcast]

Conclusão

Médicos devem estar atentos aos detalhes que fazem toda a diferença no acolhimento do paciente desta faixa etária. Uma boa relação do ginecologista com o adolescente durante a consulta promove repercussões importantes à longo prazo no contexto de autocuidado e saúde reprodutiva, e o primeiro contato é um momento crucial para estabelecer confiança e criar um bom vínculo médico-paciente.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.