Leia mais:
Leia mais:
Terapia de reposição hormonal diminui o risco de demência?
PEBMED e HA: O uso da inteligência artificial no diagnóstico de Alzheimer [podcast]
FDA altera indicação de tratamento para Alzheimer nos Estados Unidos
Eficácia das intervenções de sintomas depressivos em pacientes com demência
Qual é a relação entre idade, menopausa e demência?

Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

doença de Alzheimer é caracterizada por uma demência tardia progressiva que conduz ao declínio da capacidade cognitiva. Essa patologia cognitiva acomete cerca de 5% da população mundial acima de 65 anos. Um estudo recente, publicado na revista Neurology, indica que a combinação de atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer em até 60%.

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores fizeram uma revisão dos dados de dois estudos, Chicago Health and Aging Project (idade média de 73 anos) e Memory and Aging Project (idade média de 81 anos), totalizando 2.765 participantes. Um escore de estilo de vida saudável de 0 a 5 foi definido a partir dos seguintes fatores:

  • Não fumar;
  • Praticar ≥150 minutos por semana atividade física moderada/vigorosa;
  • Consumo de álcool leve a moderado;
  • Consumir uma dieta mediterrânea-DASH de alta qualidade;
  • Participar de atividades cognitivas.

Leia mais: Quais são as novidades no tratamento da doença de Alzheimer?

demencia

Hábito saudável x Alzheimer

No total, 608 participantes apresentaram demência de Alzheimer durante o acompanhamento médio de 5,8 anos. Para cada fator adicional de estilo de vida saudável, as taxas de demência foram 27% menores (HR 0.73; IC 95%: 0.66 a 0.80).

Em comparação com os participantes com nenhum ou apenas um fator saudável, o risco de demência de Alzheimer foi 37% menor (HR 0,63, IC 95% 0,47-0,84) naqueles com dois a três fatores e até 60% menor (HR 0.40; IC 95%: 0,28 a 0,56) naqueles com quatro a cinco fatores.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que uma combinação de diversas atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer. O próximo passo é determinar qual é o melhor momento de iniciar essas intervenções.

Veja também: Pesquisadores brasileiros desenvolvem método inédito para identificar os primeiros sinais de Alzheimer

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

  • Healthy lifestyle and the risk of Alzheimer dementia. Findings from 2 longitudinal studies. Klodian Dhana, Denis A. Evans, Kumar B. Rajan, David A. Bennett, Martha C. Morris. Neurology Jul 2020, 95 (4) e374-e383; DOI: 10.1212/WNL.0000000000009816
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.