Combinação de atividades saudáveis reduz risco de demência de Alzheimer; veja quais

Um estudo publicado na Neurology indica que a combinação de atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer em até 60%.

doença de Alzheimer é caracterizada por uma demência tardia progressiva que conduz ao declínio da capacidade cognitiva. Essa patologia cognitiva acomete cerca de 5% da população mundial acima de 65 anos. Um estudo recente, publicado na revista Neurology, indica que a combinação de atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer em até 60%.

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores fizeram uma revisão dos dados de dois estudos, Chicago Health and Aging Project (idade média de 73 anos) e Memory and Aging Project (idade média de 81 anos), totalizando 2.765 participantes. Um escore de estilo de vida saudável de 0 a 5 foi definido a partir dos seguintes fatores:

  • Não fumar;
  • Praticar ≥150 minutos por semana atividade física moderada/vigorosa;
  • Consumo de álcool leve a moderado;
  • Consumir uma dieta mediterrânea-DASH de alta qualidade;
  • Participar de atividades cognitivas.

Leia mais: Quais são as novidades no tratamento da doença de Alzheimer?

demencia

Hábito saudável x Alzheimer

No total, 608 participantes apresentaram demência de Alzheimer durante o acompanhamento médio de 5,8 anos. Para cada fator adicional de estilo de vida saudável, as taxas de demência foram 27% menores (HR 0.73; IC 95%: 0.66 a 0.80).

Em comparação com os participantes com nenhum ou apenas um fator saudável, o risco de demência de Alzheimer foi 37% menor (HR 0,63, IC 95% 0,47-0,84) naqueles com dois a três fatores e até 60% menor (HR 0.40; IC 95%: 0,28 a 0,56) naqueles com quatro a cinco fatores.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que uma combinação de diversas atividades saudáveis pode reduzir o risco de demência de Alzheimer. O próximo passo é determinar qual é o melhor momento de iniciar essas intervenções.

Veja também: Pesquisadores brasileiros desenvolvem método inédito para identificar os primeiros sinais de Alzheimer

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

  • Healthy lifestyle and the risk of Alzheimer dementia. Findings from 2 longitudinal studies. Klodian Dhana, Denis A. Evans, Kumar B. Rajan, David A. Bennett, Martha C. Morris. Neurology Jul 2020, 95 (4) e374-e383; DOI: 10.1212/WNL.0000000000009816

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.