Combinação de fibrose pulmonar e enfisema (CFPE)

A combinação de fibrose pulmonar e enfisema (CFPE) é descrita desde 1960, porém foi oficialmente reconhecida em 2005 e tem ganhado destaque. Saiba mais.

A combinação de fibrose pulmonar e enfisema (CFPE) já é descrita desde 1960, porém foi oficialmente reconhecida por Cottin et al em 2005 e tem ganhado destaque nos últimos anos pelo aumento de sua prevalência. A doença é caracterizada pela presença de enfisema pulmonar predominante em lobos superiores e doença intersticial em lobos inferiores, acometendo tipicamente homens de meia idade ou idosos com história de tabagismo atual ou prévio. 

CFPE

Características da CFPE

A CFPE é resultante de vários mecanismos, entre eles alterações genéticas (como as telomeropatias), o tabagismo como um potente causador de enfisema e alterações intersticiais pulmonares secundárias, o desenvolvimento de doenças intersticiais em portadores de enfisema, exposições ambientais como o asbesto e o próprio envelhecimento. Entre os indivíduos tabagistas assintomáticos, cerca de 3,1% possuem CFPE. Portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) possuem alterações intersticiais incipientes em cerca de 4-9% dos casos. Já em pacientes com fibrose pulmonar idiopática (FPI), a presença de enfisema chega até 50% da população.

A hipertensão pulmonar (HP) é uma característica da doença, presente em até 50% dos casos, com forte associação à extensão das alterações intersticiais e enfisematosas na tomografia de tórax. A presença de HP confere pior prognóstico aos pacientes, com sobrevida média de 25% em 5 anos. Além disso, a HP tende a ser mais grave quando comparada a outras doenças intersticiais, os pacientes são mais sintomáticos, muitos em classe funcional III ou IV e caminham menos no teste de caminhada de seis minutos. Além do maior risco de desenvolvimento de hipertensão pulmonar, o câncer de pulmão também possui incidência elevada nesses pacientes quando comparados aos que possuem apenas enfisema ou doença intersticial. O carcinoma de células escamosas é o mais encontrado.

O diagnóstico é clínico e tomográfico, sendo a prova de função pulmonar pseudo-normal com redução acentuada da difusão de monóxido de carbono (DLCO). As características da CFPE fazem com que a mecânica pulmonar se equilibre e resulte em volumes pulmonares falsamente normais. Fato esse que torna a DLCO mandatória no seguimento a longo prazo da doença. Além disso, outras formas para seguimento incluem a saturação periférica de oxigênio e a tomografia de tórax.

O tratamento se baseia na cessação de tabagismo, o tratamento da doença intersticial de base (quando possível), manejo de comorbidades como HP e câncer, suplementação de oxigênio quando indicado e reabilitação para todos. O transplante de pulmão é uma alternativa para aqueles com doença avançada e muito limitados que possuem menos de 65 anos. 

Leia também: Transplante de pulmão na Covid-19: quando pensar e indicar?

Mensagens práticas

  • A CFPE faz parte do grupo das doenças tabaco-relacionadas com aumento de casos nos últimos anos;
  • A espirometria desses pacientes é normal, com redução acentuada da DLCO;
  • O prognóstico depende da extensão da fibrose e do enfisema, com importante prevalência de hipertensão pulmonar;

Referências bibliográficas:

  • ​​Zhao A, Gudmundsson E, Mogulkoc N, et al. Mortality in combined pulmonary fibrosis and emphysema patients is determined by the sum of pulmonary fibrosis and emphysema.ERJ Open Res 2021; 7: 00316-2021 [DOI: 10.1183/23120541.00316-2021];
  • V. Cottin, J. Le Pavec, G. Prévot, H. Mal, M. Humbert, G. Simonneau, J-F. Cordier. European Respiratory Journal 2010 35: 105-111; DOI: 10.1183/09031936.00038709;
  • Koo HJ, Do K-H, Lee JB, Alblushi S, Lee SM (2016) Lung Cancer in Combined Pulmonary Fibrosis and Emphysema: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS ONE 11(9): e0161437. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0161437;

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.