Como a adenomiose muda ao longo da gravidez?

Estudo analisou mulheres com um exame pré-concepcional e de 1º trimestre para documentar a adenomiose e o resultado obstétrico conhecido.

A adenomiose é caracterizada pela infiltração endometrial no miométrio, podendo ser focal ou difusa. Pode levar a ciclos hipermenorrágicos, dor pélvica crônica, dismenorreia secundária, infertilidade e maior chance de abortamento. Primeiramente, foi caracterizada como uma patologia de mulheres que já tiveram gestações, contudo, estudos recentes mostram a presença de adenomiose em pacientes jovens e nuligestas. Estando altamente correlacionado com infertilidade e abortamento inicial, o que acontecia antigamente, era a falta de diagnóstico da patologia, deixando de associá-la com tais fatores.

Em agosto de 2022 foi publicado um artigo no International Journal of Gynecology and Obstetrics com o objetivo de estudar alguma possível mudança da adenomiose durante a gravidez, além de avaliar correlação com intercorrências obstétricas e desfecho neonatal.

Os pesquisadores realizaram um estudo de coorte retrospectivo incluindo 254 mulheres com um exame pré-concepcional e de 1º trimestre para documentar a adenomiose e o resultado obstétrico conhecido. Além disso, os sinais da patologia foram documentados em cada trimestre e no pós-parto.

Leia também: Adenomiose e infertilidade

Como a adenomiose muda ao longo da gravidez

Os resultados obtidos neste estudo de coorte foram os seguintes:

  1. Útero globular em 79% das mulheres com adenomiose no 1º trimestre, em 38% e 2% das mulheres no 2º e 3º trimestre respectivamente e no pós-parto em 65% das mulheres.
  2. Espessamento assimétrico (30%) e cistos (23%) foram visíveis apenas no 1º trimestre.
  3. A adenomiose foi associada a aborto espontâneo (OR 5,9, IC95% 2,4-14,9, p<0,001) apenas na concepção normal (OR 5,1 IC 95% 1,8-14,2, p=0,002) ou com o ajuste para idade materna (aOR 5,9, IC95% 2,3 -15,2, p<0,001).
  4. A idade gestacional no parto foi menor na adenomiose (p=0,004);
  5. A taxa de cesariana foi maior do que nas pacientes controle (OR 2,5, IC95% 1,3-4,8, p=0,007) com ajuste para a idade (aOR 2,07, IC95% 1,06-4,08, p=0,035).

Conclusão

Sinais de adenomiose são visíveis à ultrassonografia, mas desapareceram progressivamente durante a gravidez. Sendo que ela está associada a um risco aumentado de aborto precoce. Estudos prospectivos são necessários para confirmar os resultados encontrados pelos autores do artigo em questão. Acredito ser importante avaliar se o uso de progesterona vaginal no primeiro trimestre ou alguma outra terapêutica possa diminuir o risco de abortamento precoce nas pacientes.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Bertucci E, Sileo FG, Diamanti M, Alboni C, Facchinetti F, La Marca A. How adenomyosis changes throughout pregnancy: a retrospective cohort study. Int J Gynecol Obstet. Accepted Author Manuscript. 2022. DOI: 10.1002/ijgo.14383

Tags