Como a população mundial cuida da saúde ocular?

A J&J Vision divulgou informações sobre pesquisa conduzida com mais de 16 mil adultos (com 18 anos ou mais) mundialmente sobre saúde ocular.

A Johnson & Johnson Vision divulgou insights sobre a segunda pesquisa J&J Vision Global Eye Health Survey. Essa foi uma pesquisa conduzida online de julho a agosto com mais de 16 mil adultos (com 18 anos ou mais) nos EUA, Inglaterra, China, França, Alemanha, Coreia, Rússia e Brasil sobre cuidados com os olhos. Os resultados revelaram questões sobre o impacto da pandemia na saúde ocular, crenças sobre opções de correção para idosos, relação entre saúde ocular e beleza e o potencial de se perder o momento certo para a intervenção em crianças com necessidades de correção.

Leia também: Blog do Whitebook: novos conteúdos no Atlas de Oftalmologia e de Radiologia

Como a população mundial cuida da saúde ocular?

Achados da pesquisa

A pesquisa mostrou que 3 em cada 10 pessoas marcaram ou planejaram marcar seus exames anuais nos consultórios na reabertura da pandemia. O estudo faz parte da campanha “Priorize seus olhos” e o objetivo foi educar sobre a importância de visitar o oftalmologista regularmente. O exame oftalmológico é fundamental no diagnóstico de doenças oculares mas também pode auxiliar o diagnóstico de mais de 270 condições médicas diferentes. A pesquisa revelou também que 86% dos adultos tem mais medo de perder sua visão do que outros sentidos. 88% das pessoas considera a manutenção da saúde ocular uma prioridade porém apenas 52% disseram fazer exames oculares anualmente. Em relação a pandemia da Covid-19, mais de 1/3 disseram acreditar que sua visão piorou desde que a pandemia começou. Apesar disso, 70% disseram que não planejam agendar uma consulta nesse ano.

Saiba mais: O olho na Covid-19: partículas de SARS-CoV-2 na retina de pacientes infectados

O estudo mostra que 75% dos pais acreditam que é mais importante para os filhos terem uma consulta oftalmológica (do que para eles mesmos). A maioria (61%) dos pais disseram que foram orientados sobre seus filhos terem miopia mas apenas 27% planeja marcar uma consulta anual para eles. No tópico de beleza e saúde ocular, 27% responderam que são mais preocupados com a aparência do olhar do que com a saúde dos olhos. Quase 30% gostariam de mudar a cor dos olhos por um dia se pudessem.

No quesito idade, 29% disseram que tem medo de usar óculos e parecerem mais velhos e isso impactar na sua autoconfiança. Somente 37% sabiam que as lentes de contato poderiam ser uma alternativa aos óculos multifocais. 72% dos que fizeram cirurgia de catarata disseram que se eles soubessem que enxergariam tão bem depois da cirurgia, teriam feito antes. Além disso, 56% não tinham ideia de quão ruim estava a visão antes da cirurgia.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades