Como a tecnologia está mudando a relação médico-paciente

O crescimento do uso de smartphones tem permitido um cuidado contínuo e uma maior interação entre os médicos e pacientes.

Novas maneiras de interação entre médico e paciente começaram a ser comuns com o crescimento do uso de smartphones. Os celulares com acesso à internet vêm permitindo a um maior número de pessoas um cuidado contínuo, seja por meio de aplicativos voltados a saúde e bem-estar, muitas vezes recomendados pelos profissionais, ou pelo maior contato com o paciente, via e-mail, mensagem de texto e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

500x120-medicamentos

Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada no início do ano, o Brasil alcançou a marca de 168 milhões de smartphones em uso. O crescimento em relação a 2015 foi de 9%, e a expectativa para os próximos dois anos é que esse número ainda cresça cerca de 40%.

Outro relatório, produzido por uma consultoria americana sobre saúde e bem-estar relacionados à tecnologia, em 2013, estima que o mercado de aplicativos médicos movimente o equivalente a R$ 4 bilhões apenas na América Latina em 2017, tendo o Brasil a maior participação.

Veja mais: ‘Relação médico-paciente e o acompanhamento de uma criança com câncer’

Esse uso constante da internet por meio do celular e o interesse por parte das pessoas em ter cada vez mais acesso a informações relacionadas à saúde mostram que o pacientes estão abertos às novas formas de comunicação. Apesar de muitos médicos e pacientes já terem uma relação além do consultório, tirando dúvidas e aumentando a assistência, esse número ainda pode ser maior. Com as informações certas, médicos podem usar os recursos disponíveis em smartphones para terem mais contato com seus pacientes e aumentar os cuidados, propiciando também melhoras mais rápidas e, possivelmente, uma maior qualidade de vida.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250Referências:

  • https://medicaleconomics.modernmedicine.com/medical-economics/news/staying-connected-patients-beyond-office-visit
  • https://eaesp.fgvsp.br/sites/eaesp.fgvsp.br/files/pesti2016gvciappt.pdf
  • https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/aplicativos-de-celulares-tablets-vigiam-doentes-cronicos-para-ajudar-medicos-pacientes-8427461

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades