Como abordar a depressão unipolar resistente?

A depressão unipolar resistente é diagnosticada em pacientes que sofreram pelo menos um episódio depressivo maior e não têm histórico de mania ou hipomania. 

A depressão maior unipolar (transtorno depressivo maior) é diagnosticada em pacientes que sofreram pelo menos um episódio depressivo maior e não têm histórico de mania ou hipomania. Um episódio depressivo maior é um período que dura pelo menos duas semanas, com cinco ou mais dos seguintes sintomas: humor deprimido, anedonia, insônia ou hipersonia, mudança de apetite ou peso, retardo ou agitação psicomotora, baixa energia, baixa concentração, pensamentos de inutilidade ou culpa e pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio.

A depressão resistente ao tratamento se refere a episódios depressivos maiores que não respondem satisfatoriamente após dois ensaios de monoterapia com antidepressivos. No entanto, a definição não foi padronizada. Define-se ainda como ausência de resposta à medicação aqueles pacientes que têm uma melhora inferior a 25% após instituído o tratamento.

A depressão refratária ao tratamento se refere a episódios depressivos principais unipolares que são altamente resistentes ao tratamento e não respondem satisfatoriamente a vários regimes de tratamento sequencial.

Leia também: Existe relação entre depressão materna e dermatite atópica em crianças?

Epidemiologia e fatores de risco                      

A epidemiologia da depressão resistente é pouco conhecida devido a falta de uma definição clara desta entidade.

O estudo Alternativas de Tratamento Sequenciado para Aliviar a Depressão (STAR*D), que tratou inicialmente 3.671 pacientes ambulatoriais (a maioria tinha depressão recorrente ou crônica, além de várias doenças médicas e psiquiátricas) por até 14 semanas com doses completas de citalopram, relatou que essa remissão não ocorreu em 63%. Entre os 14.39 pacientes que receberam tratamento na próxima etapa, a remissão não ocorreu em 69%.

Uma análise conjunta de 31 estudos antidepressivos randomizados (1.712 pacientes; duração do estudo foi de 6 semanas em 22 estudos) constatou que a resposta (redução dos sintomas basais ≥ 50%) não ocorreu em 46% dos pacientes.

A depressão resistente é mais comum nos seguintes grupos de pacientes:

  • Portadores de dor crônica.
  • Comorbidades crônicas (ex. doença cardíaca, hipotireoidismo, etc)
  • Uso de determinados medicamentos como corticoides e interferon.
  • Outros transtornos psiquiátricos concomitantes como ansiedade, transtornos de personalidade e/ou abusos de substancias.
  • Intensidade severa dos sintomas depressivos.
  • Eventos adversos na vida (ex. problemas conjugais)
  • Inicio precoce do quadro depressivo.

Saiba mais: Exposição à poluição do ar pode ter relação com depressão e suicídio?

Protocolo de abordagem do paciente com depressão

Uma vez identificado um quadro depressivo o tratamento, se não houver contraindicação, deverá ter instituído de preferência com um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (sugestão: Fluoxetina, Paroxetina, Sertralina ou Escitalopram) e o paciente reavaliado em quatro semanas.

No período de reavaliação as seguintes considerações deverão ser observadas:

  • Pouca ou nenhuma resposta: neste caso a dose do antidepressivo deverá ser aumentada e o paciente reavaliado novamente em quatro semanas.
  • Boa resposta a conduta deverá ser mantida e o paciente reavaliado a cada 60 dias por pelo menos 6 meses.

Na reavaliação após aumentada a dose da medicação os seguintes cenários e condutas deverão ser observados:

  • Nenhuma resposta: substituir o antidepressivo por um Inibidor seletivo da recaptação da serotonina e noradrenalina DUAL (Venlafaxina ou Duloxetina) ou em menor evidencia por um Antidepressivo Tricíclico (Amitriptilina, Nortriptilina, Imipramina) e reiniciar o protocolo.
  • Resposta mínima (< 25%): iniciar terapia adjuvante com antipsicótico de segunda geração de preferência Aripiprazol ou Risperidona. Reavaliar o paciente em seis semanas e caso persista os sintomas desmame o antipsicótico inicial e inicie outro (olanzapina, quetiapina) reavaliando em mais quatro semanas. Se ainda assim o paciente manter-se sem resposta desmame o antipsicótico e inicie o carbonato de lítio. Se o paciente não responder ao lítio é chegada a hora de encaminhá-lo à psiquiatria.
  • Resposta Parcial (25 a 49%): associar um antidepressivo adjuvante: Mirtazapina, Bupropiona, Buspirona, Imipramina ou Nortiptilina) e reavalie em 6 semanas em caso de persistência encaminhar para psiquiatria.
  • Se boa resposta (> 50%) a terapia deverá ser mantida e o paciente deverá passar por avaliação periódica.

Algoritmo de abordagem depressão resistente

 

Algoritmo de abordagem depressão

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.