Como tratar a trombose esplâncnica?

A anticoagulação é a base do tratamento da trombose esplâncnica; pacientes submetidos a essa terapia apresentam menos complicações.

A trombose do sistema mesentérico/portal e também a síndrome de Budd-Chiari podem ser designadas como trombose esplâncnica (TE) que, apesar de infrequente (quando comparada a outros tipos de trombose), está associada a uma alta mortalidade.

Devido à raridade de eventos, não existem grandes séries com forte evidência de forma a orientar um tratamento uniforme nas diferentes apresentações. Este trabalho publicado tenta organizar condutas e utiliza o termo “recomenda” quando ocorre uma forte e concordância entre os especialistas e o termo “sugere” quando ainda há alguma divergência.

Diversos fatores estão associados à TE, sendo que as condições crônicas, como a cirrose, os tumores sólidos e as doenças mieloproliferativas, são os três principais fatores de risco e, também, estão associados a mais mortalidades.

Tratamento para trombose esplâncnica

Avaliação do tratamento de trombose esplâncnica

A anticoagulação é a base do tratamento da TE. Pacientes que são submetidos à terapia de anticoagulação apresentam menos complicações e maiores taxas de recanalização quando comparado com aqueles sem tratamento. No entanto, muitos desses pacientes desenvolvem ou possuem hipertensão portal, com variz esofagogástrica, e o início da anticoagulação poderia desencadear um evento hemorrágico.

Assim, nos casos de suspeita, a realização de endoscopia digestiva alta com ligadura de variz e início de betabloqueadores para profilaxia de sangramento permitem que o risco de sangramento desse tipo de paciente torne-se semelhante àquele sem variz. O ideal é começar a anticoagulação até duas semanas após o diagnóstico de trombose.

É importante salientar que a TE também pode estar associada a uma isquemia enteromesentérica. Nos casos de suspeita de isquemia é fundamental uma avaliação multidisciplinar, visto que um retardo no tratamento pode ter consequências catastróficas.

Infelizmente o diagnóstico de isquemia mesentérica é desafiador e quanto mais precoce for o diagnóstico maiores as chances de uma boa resposta do paciente. O uso da laparoscopia diagnóstica pode ser bastante útil nos casos de dúvida.

Saiba mais: Quando reiniciar a terapia anticoagulante após sangramento intestinal

Trombose aguda

A trombose aguda é definida quando não há sinais de degeneração cavernomatosa da porta ou circulação colateral portossistêmica, sendo a anticoagulação a modalidade terapêutica de escolha. O uso de trombolíticos sistêmicos ou diretamente posicionados por cateter obtiveram resultados promissores, porém apenas em pequenas séries e em centros especializados.

Diversas formas de anticoagulação podem ser prescritas, sendo a heparina de baixo peso molecular a mais largamente aceita e utilizada, mas em situações de plaquetopenia a mesma poderá ser substituída.

Infelizmente tanto os antagonistas da vitamina K quanto os novos anticoagulantes orais podem ser deletérios em pacientes com função hepática comprometida. Associado a isto, alguns trabalhos evidenciaram que o uso de edoxaban e rivaroxaban em pacientes com neoplasia gastrointestinal apresentavam maior risco de sangramento quando comparado a pacientes em uso de heparina de baixo peso molecular.

Também existe bastante controvérsia sobre a duração da terapia, sendo que a maioria dos estudos orientam a duração de, pelo menos, seis meses e alguns subgrupos de pacientes necessitam de terapias ainda mais longas.

Trombose crônica

Este grupo de paciente caracteriza-se por uma ampla circulação colateral do sistema porta e/ou degeneração cavernomatosa da porta. O uso de terapias anticoagulantes nesse tipo de paciente não é bem definido, devendo ser individualizado caso a caso.

Síndrome de Budd-Chiari

É a forma menos frequente de TE e pode afetar desde as pequenas vênulas até a veia cava inferior. A realização de endoscopia digestiva alta é necessária em todos os pacientes e o tratamento normalmente utiliza tanto a anticoagulação como procedimentos invasivos, que variam desde uma trombólise, angioplastia até o transplante hepático.

Leia também: Nova diretriz de profilaxia de sangramento gastrointestinal em pacientes críticos

Para levar para casa…

Pacientes com TE são complexos e necessitam de diversas modalidades terapêuticas, apesar da anticoagulação ser a base da terapia. De forma geral, a TE é consequência de uma condição crônica a qual também deve ser tratada.

Referência bibliográfica:

  • Di Nisio M, et al. Anticoagulant therapy for splanchnic vein thrombosis: ISTH SSC Subcommittee Control of Anticoagulation. J Thromb Haemost 2020 Jul; 18:1562 (https://doi.org/10.1111/jth.14836).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags