Como abordar o paciente com ideação suicida na atenção primária?

A atenção primária, por acompanhar a população em seus vários ciclos, é o principal vínculo do paciente com comportamento suicida ao sistema de saúde.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O suicídio é um problema complexo de saúde pública que envolve gestores, famílias, escolas, universidades e igrejas. Ao imaginarmos o comportamento suicida, tendemos a estereotipar pessoas com humor deprimido, no entanto, apesar da importância da depressão nesse contexto, o risco de suicídio deve ser avaliado de forma ampla e não limitada a ciclos de vida, classe econômica ou grupos.

Não há dúvidas que a existência de transtornos mentais diagnosticados se constitui como um dos principais fatores relacionados. Dessa forma, o diagnóstico de depressão, transtornos de personalidade, esquizofrenia e alcoolismo por si só são situações-problema que associados a fatores sociais elevam o risco de comportamento suicida.

A Atenção Primária à Saúde, por acompanhar a população em seus vários ciclos de vida, em rearranjos de constituição familiar e situações de vulnerabilidade, torna-se o principal vínculo e acesso do paciente com comportamento suicida ao sistema de saúde. Todavia, na prática a maioria das equipes da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Básica delegam a abordagem aos serviços de pronto-atendimento e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), provavelmente são resultados da ausência de políticas regionais de capacitação e suporte técnico e científico.

ideacao suicida

Estado mental suicida

Apesar dos modelos biomédicos de atenção à saúde estigmatizarem pacientes em estado mental suicida apenas como “pacientes suicidas”, novos modelos de atenção concordam que o mais correto seria a ideia de algo momentâneo e limitado temporalmente, uma vez que nem todos os pacientes possuem pensamentos suicidas constantemente. Na verdade, uma abordagem eficaz do estado mental suicida objetiva a prevenção do risco à vida, mas também redução dos estigmas que o próprio paciente adquire em relação a si mesmo.

Dessa maneira, o estado mental suicida pode ser caracterizado pela ambivalência que diz respeito à confusão de sentimentos, o desejo de viver e morrer se contrapõe, isto é, o indivíduo visualiza a morte como único método terapêutico da dor, entretanto, ainda mantém o desejo de viver. Para isso, o apoio emocional e o tratamento adequado do problema-base reduz o risco de suicídio.

Outra característica é a impulsividade, uma vez que o desejo de cometer suicídio é um impulso transitório desencadeado por eventos negativos relacionados à vida. Todavia, a recorrência do impulso se constitui como risco iminente, para isso auxiliar numa perspectiva otimista da vida ajuda ao profissional de saúde a ganhar tempo e controlar os fatores. Por fim, a rigidez dos pensamentos é outra peculiaridade desse estado mental, pois não conseguem visualizar algo além do sofrimento.

Como avaliar o risco?

A equipe de saúde deve ter alta sensibilidade na suspeição de um comportamento suicida, baseados nos principais fatores de risco, sendo necessário, portanto, avaliar os seguintes aspectos:

  • Estado mental atual
  • Diagnósticos prévios
  • Uso de medicamentos
  • Uso de álcool e outras drogas
  • Pensamentos sobre morte e suicídio
  • Plano suicida atual (como se chegou a esse plano, como se planeja realizar e quando o ato será realizado)
  • Apoio social (família, amigos, escola, instituições religiosas, grupos comunitários)

É conveniente lembrar que perguntar sobre pensamentos de suicídio não estimula ninguém ao ato, e é obrigação de todo profissional de saúde para que o sujeito possa falar abertamente sobre o assunto.

Questões úteis

• Como perguntar? (Você se sente triste? Você sente que ninguém se preocupa com você? Você sente que a vida não vale mais a pena?)
• Quando perguntar? Quando a pessoa sente-se compreendida e confortável para falar sobre seus sentimentos.
• O que perguntar?

  1. Investigar se existe um plano definido para cometer suicídio.
  2. Investigar se a pessoa tem os meios para o ato.
  3. Descobrir se a pessoa fixou uma data.

Como abordar?

Baixo risco

Se o indivíduo teve alguns pensamentos suicidas de forma não recorrente, mas não fez nenhum plano. O que fazer? Oferecer apoio emocional, trabalhar sobre os sentimentos suicidas, focalizar nos aspectos positivos da pessoa, oferecer atendimento especializado, manter contato em intervalos regulares.

Médio risco

Se o indivíduo tem pensamentos e planos, mas não tem planos de cometer suicídio imediatamente. O que fazer? Oferecer apoio emocional, trabalhar sobre os sentimentos suicidas, focalizar nos aspectos positivos da pessoa e valorização da vida, explorar alternativas ao suicídio, realizar um contrato para que o indivíduo não cometa suicídio até uma data de retorno, oferecer atendimento em saúde mental e entrar em contato com a família, amigos e colegas, além de reforçar seu apoio.

Alto risco

Se o indivíduo tem um plano, possui os meios para concretizar, e planeja fazê-lo imediatamente. O que fazer? Permanecer próximo a pessoa, comunicar-se de forma empática com a pessoa e remover as pílulas, faca, arma, inseticida, etc.; estabelecer um contrato; realizar atendimento em saúde mental e hospitalização; informar a família e reafirmar seu apoio.

Sendo assim, não há justificativa de abstermos de abordar em nossa prática diária esse importante problema de saúde pública. Torna-se, assim, fundamental a criação de protocolos loco-regionais afim de facilitar o acolhimento, atendimento e fluxo desses pacientes na rede de saúde e reduzir os estigmas ainda prevalentes na equipe e comunidade.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências;

  • STELLITA-LINS, Carlos ; FORTES, S. L. C. L. ; MACHADO, H. S. V. ; PAIVA, M. B. P. ; ROCHA, H. A. ; MINOZZO, F. ; TEIXEIRA, D. S. ; CARAN, L. G. ; LIMA, L. . Avaliação do Risco de Suicídio e sua Prevenção Coleção Guia de Referência Rápida, Versão profissional. Série F. Comunicação e Educação em Saúde. 2016.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.