Como atender os pacientes pelo Whatsapp?

Com a popularização do aplicativo gratuito de mensagens instantâneas Whatsapp, a comunicação com o paciente ganhou uma nova possibilidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com a popularização do aplicativo gratuito de mensagens instantâneas Whatsapp, a comunicação com o paciente ganhou uma nova possibilidade. Uma mensagem rápida pelo app pode agendar, confirmar ou cancelar a consulta e até mesmo servir como uma forma de comunicação direta com o médico, que poderá tirar dúvidas simples sobre a receita e o uso de medicamentos.

Mas afinal, será que atender os pacientes pelo Whatsapp é uma boa ideia? Como isso pode ser feito? Será que existem soluções melhores? Vamos tratar de algumas dúvidas agora:

O Conselho Federal de Medicina permite a comunicação com o paciente via aplicativos?

A comunicação entre o médico e o paciente via redes sociais não é proibida pelo Conselho, embora não possa constituir uma consulta completa ou ser remunerada. As redes devem servir para a distribuição de materiais educativos, tirar dúvidas e facilitar o envio de resultado de exames, por exemplo, cabendo ao médico se responsabilizar por controlar essa via de comunicação.

Leia o último parecer completo publicado pelo CFM a respeito do uso do aplicativo: PARECERCFM nº14/2017.

O WhatsApp é seguro para trocas de mensagens com os pacientes?

A princípio, sim. O aplicativo conta com um sistema de criptografia que protege o sigilo das mensagens enviadas e recebidas e dos participantes da conversa. Assim, nem os desenvolvedores e nem agências do governo conseguem acessar o conteúdo compartilhado pelo aplicativo.

Como garantir uma boa comunicação via WhatsApp?

É importante que os pacientes respeitem o aspecto profissional dessa forma de comunicação e tenham bom senso, esperando respostas apenas durante horário comercial, por exemplo. Por isso, é fundamental deixar claro para os pacientes o que pode ser comunicado por WhatsApp e o que demanda uma nova consulta, para não gerar mal entendimentos.

Além disso, a conta do app também pode ficar sob controle da secretária, que já resolveria questões relacionadas à agenda, localização do consultório, serviços oferecidos, entre outras demandas, e só repassaria ao médico as dúvidas que lhe coubessem.

Isso significa que a secretária responderá mensagens no celular o dia todo?

Não. O Whatsapp tem uma versão web que se comunica com o celular e pode ser acessada pelo navegador de internet no computador. Assim, a secretária pode ler e responder as mensagens sem ter que dividir seu tempo entre o computador e o celular.

Existem outras ferramentas de comunicação melhores?

A clássica mensagem de texto SMS se mantém como uma excelente forma de comunicação com os pacientes e traz algumas vantagens para o consultório.

Além de ser uma forma de mensagem instantânea, assim como o Whatsapp, o SMS não depende da conexão do celular à internet, não passa por processos de atualização que reconfiguram suas funções e nem corre o risco de ser bloqueado por decisões judiciais, tornando-o extremamente estável e confiável.

O SMS também está disponível em todos os modelos de celulares, permitindo que um número maior de pacientes possa se comunicar com o consultório dessa forma. Ainda pode se integrar a diversos softwares utilizados em consultórios médicos. Por exemplo, a confirmação de consulta por SMS pode ser completamente automatizada, não dependendo da secretária para o envio ou para a atualização da agenda.

Quer saber como funciona o envio automático de SMS para confirmação de consulta? Clique aqui e entenda como funciona e porque é um recurso que só reduz o número de faltas dos consultórios.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags