Como avaliar a qualidade da evidência? Conheça o sistema GRADE para decisão clínica

Com a medicina baseada em evidências, muito tem se falado da qualidade das evidências para a tomada de decisão. Por isso, conheça o sistema GRADE.

Desde o advento da medicina baseada em evidências (MBE), muito tem se falado da qualidade das evidências disponíveis para a tomada de decisão clínica. Quando realizamos a leitura de uma diretriz ou de uma revisão sistemática é comum nas páginas iniciais a descrição da metodologia aplicada para confecção daquele documento, bem como a classificação das recomendações e o nível de evidência relativo aos estudos utilizados.

Medicina baseada em evidências

Para compreendermos como é definida a qualidade da evidência, precisamos saber que os estudos primários são divididos basicamente em estudos experimentais e observacionais, estes últimos, divididos em estudos descritivos e analíticos, sendo os estudos descritivos basicamente compostos por relatos e séries de caso. Os estudos analíticos são formados por estudos transversais, estudos de coorte, caso-controle e estudos ecológicos.

Embora cada um desses delineamentos de estudos tenha uma aplicabilidade, vantagens e desvantagens, muitas vezes por si só não são suficientes para a resposta de uma questão clínica, pois dentro dessa mesma questão clínica, os estudos poderão apresentar-se com variabilidade quanto a população, intervenção e desfechos utilizados. Nesse sentido, escalas foram desenvolvidas para uniformizar as evidências, selecionando apenas os melhores estudos para tomada de decisão clínica.

Veja também: Por que ainda é cedo para liberar o uso de hidroxicloroquina para Covid-19? [vídeo]

Sistema GRADE

Muitas escalas já foram realizadas, entretanto recentemente foi desenvolvido um sistema denominado “Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) Working Group” . Comparado a outros sistemas, inclusive ao clássico – Centre of Evidence-based Medicine – Oxford – (CEBM), desenvolvido por David Sackett, o sistema GRADE é mais objetivo e abrangente, associando o nível da evidência à força de recomendação.

Desde a primeira publicação nos anos 2000, intitulada de Grades of Recommendation, Assessment, Development and Evaluation, este sistema vem sendo vastamente utilizado por muitas organizações e sociedades médicas. Inicialmente o sistema GRADE foi projetado para uniformizar as informações de diretrizes e revisões sistemáticas, porém vêm sendo utilizado por outros sites e sistemas eletrônicos, e de forma mais ampla utilizado para avaliar qualquer evidência.

Por que o sistema GRADE é o mais abrangente?

  1. O foco não se restringe apenas ao delineamento do estudo, como em outros tipos de escala.
  2. Fornece informações claras sobre a qualidade da evidência e a força de recomendação.
  3. Não avalia os estudos quanto ao risco de viés apenas individualmente, mas sim na totalidade das evidências.
  4. Avalia as evidências de acordo com a eficácia, efetividade e segurança.

Como este sistema é estruturado?

A qualidade da evidência.

O sistema GRADE qualifica a evidência em quatro níveis. O nível da evidência representa a qualidade da evidência e está associado a confiança na informação utilizada.

A evidência proveniente dos ensaios clínicos randomizados e controlados geralmente apresenta alta qualidade, porém passível de diminuição dessa qualidade, enquanto que a evidência proveniente de estudos observacionais possui baixa qualidade, podendo esta também aumentar ou diminuir, conforme fatores presentes no estudo.

cadastro portal

Qualidade da evidência pelo GRADE

A – Alta Há forte confiança de que o efeito verdadeiro aproxima-se do efeito estimado.
B – Moderada Há moderada confiança na estimativa do efeito. O verdadeiro efeito está próximo daquele estimado, mas existe possibilidade de ser substancialmente diferente.
C – Baixa A confiança na estimativa do efeito é limitada. O verdadeiro efeito pode ser substancialmente diferente daquele estimado.
D – Muito Baixa Há pouca confiança na estimativa de efeito. O verdadeiro efeito provavelmente é substancialmente diferente do estimado.

Quais são os fatores que podem determinar o nível de uma evidência?

  • Delineamento do estudo
  • Limitações metodológicas (risco de viés)
  • Inconsistência
  • Evidência Indireta
  • Imprecisão
  • Viés de publicação
  • Magnitude de efeito
  • Dose-resposta
  • Fatores de confusão residuais

Mais do autor: Hidroxicloroquina para Covid-19: análise de evidências do novo ensaio clínico

Quais fatores podem determinar a qualidade da evidência em relação aos estudos observacionais?

Como mencionado anteriormente, a qualidade de uma evidência pode ser alterada conforme determinados fatores. De maneira geral, estudos observacionais são estudos de baixa qualidade, porém em situações pouco usuais eles podem apresentar-se com moderada ou alta qualidade.

Fatores, como a magnitude do efeito podem produzir evidências observacionais de forte qualidade. O próprio GRADE cita em uma de suas publicações, uma metanálise de estudos observacionais que foi classificada com uma evidência observacional de alta qualidade. Este estudo relatado avaliou o impacto da varfarina na profilaxia de eventos embólicos de pacientes com troca valvar e demonstrou uma redução do risco relativo de 0,17% (IC 95 % 0,13 – 0,24) daqueles pacientes que estavam em uso da medicação. Perceba que além da redução do risco, o intervalo de confiança bastante estreito demonstra uma importante força de associação.

Outro fator importante seria o gradiente dose-resposta. Este estabelece que níveis de um determinado fator (duração, intensidade, dosagem), proporcionam um aumento do tamanho de efeito quando em comparação a níveis mais baixos desse fator. Além disso, estudos observacionais com confundidores plausíveis podem ter seu tamanho de efeito diminuído ou aumentado.

A força da recomendação

A força da recomendação expressará a enfase no fato de que a estimativa do efeito poderá suportar uma decisão, pesando vantagens e desvantagens.

Com esses critérios a força de recomendação basicamente é dividida em forte ou fraca. A recomendação pode ser forte a favor de uma ação ou contra uma ação. Ou fraca a favor de uma ação ou contra uma ação.

1 – Recomendação Forte
  • Os efeitos benéficos do tratamento claramente superam os efeitos maléfico.
2 – Recomendação Fraca
  • Há menor diferença entre efeitos desejáveis e efeitos adversos.

Convém ressaltar que a força de uma recomendação também dependerá da qualidade da evidência, da menor ou maior variabilidade dos valores e preferências do paciente, assim como do custo baixo ou alto da intervenção.

Percebe-se que um alto nível de evidência não implica em necessariamente numa forte recomendação, assim como uma forte recomendação pode surgir de um nível de evidência mais baixo. A interpretação da qualidade da evidência e da força da recomendação pode variar conforme o avaliador, porém por meio dessa combinação, finalmente podemos determinar a classificação da evidência de uma forma mais acurada e objetiva, variando pelo sistema GRADE de 1A, 1B, 1C, 1D, 2A e assim por diante.

Referências bibliográficas:

  • Guyatt GH, Oxman AD, Vist GE, et al. GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations. BMJ 2008; 336:924-6.
  • Guyatt GH, Oxman AD, Kunz R, Vist GE, Falck-Ytter Y, Schunemann HJ. What is “quality of evidence” and why is it important to clinicians? BMJ 2008; 336:995-8.
  • Guyatt GH, Oxman AD, Kunz R, et al. Going from evidence to recommendations. BMJ 2008; 336:1049-51.
  • Schunemann HJ, Oxman AD, Brozek J, et al. Grading quality of evidence and strength of recommendations for diagnostic tests and strategies. BMJ 2008; 336:1106-10.
  • Guyatt GH, Oxman AD, Kunz R, et al. Incorporating considerations of resources use into grading recommendations. BMJ 2008; 336:1170-3.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.