Como diagnosticar infarto do miocárdio no ECG se o paciente tiver BRE?

Você sabe como usar o ECG nesse caso para diagnosticar um infarto do miocárdio com supradesnível do segmento ST (IMCSST)? Descubra:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Uma das apresentações do eletrocardiograma (ECG) em uma síndrome isquêmica aguda (SIA) pode incluir um bloqueio completo ou do terceiro grau do ramo esquerdo. E você sabe como usar o ECG nesse caso para diagnosticar um infarto do miocárdio com supradesnível do segmento ST (IMCSST)?

Já ouviu falar nos critérios de Sgarbossa? Pois, o autor desenvolveu critérios para esse tipo de diagnóstico. Entretanto, apesar da alta especificidade para o diagnóstico de IMCSST (96%), a sensibilidade dos critérios era muito baixa (36%). Smith et al modificaram os critérios de Sgarbossa de modo que a sensibilidade dos critérios fosse aumentada para 91% com mínimo efeito sobre a especificidade (98-90%).

Leia maisQual é a relação entre infecção e infarto agudo do miocárdio?

Esses critérios são comumente extrapolados para pacientes em uso de marcapasso que estejam passando por um SIA. A essa altura você já deve estar curioso para conhecer os critérios. Pois, vamos apresentá-los a seguir.

Critério derivado modificado de Smith, publicado em 2012:

  1. Ao menos 1mm de elevação concordante de ST em ao menos uma derivação (5 pontos)
  2. Ao menos 1mm de depressão concordante de ST em ao menos uma derivação de V1 a V3 (3 pontos)
  3. Ao menos 1mm de elevação discordante de ST E uma elevação da razão elevação de ST/ onda S de pelo menos 25% ao menos em uma derivação

Em nota, o único critério diferente dos de Sgarbossa é o terceiro que, originalmente, era ao menos 5 mm de elevação discordante de ST em ao menos uma derivação (2 pontos). Segundo o autor, seriam necessários no mínimo três pontos para o diagnóstico de infarto do miocárdio. Com os critérios modificados, não é necessária pontuação. Qualquer um sendo positivo já faz o diagnóstico.

Vejamos um exemplo de ECG:

ecg
Notamos no traçado que há presença dos 3 critérios de Smith. Há elevação concordante de ST nas derivações DII e V6 bem como depressão nas derivações V1, V2 e V3. E existe uma excessiva elevação de ST nas derivações DIII e aVF.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Simpson et al. Enhancing the Sgarbossa criteria for the diagnosis of ST elevation myocardial infarction. JAMA. Feb 2019.
  • Meyers et al. Validation of the modified Sgarbossa criteria for acute corornary occlusion in the setting of left bundle branch block: a retrospective case-control study. American Heart Journal. Dec 2015.V 170.N6.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades