Como diagnosticar corretamente a sarcoidose?

Tempo de leitura: 2 minutos.

O diagnóstico de sarcoidose é feito pela combinação de características clínicas e resultados de biópsia. As características clínicas da sarcoidose podem ser bastante variáveis. Desenvolvemos um Sarcoidosis Diagnostic Score (SDS) para resumir as características clínicas de pacientes com possível sarcoidose. Baseado nisso, o World Association of Sarcoidosis and Other Granulomatous Disorders (WASOG) elaborou critérios para envolvimento de órgãos como “altamente provável sarcoidose”, “algo provável” e “possível”.

Métodos

Pacientes confirmados por biópsia com sarcoidose observados durante um período de sete meses na clínica de sarcoidose da Universidade de Cincinnati foram prospectivamente identificados. Pacientes com não-sarcoidose atendidos na mesma clínica foram utilizados como pacientes controle. Utilizando um instrumento de avaliação de órgãos da Associação Mundial de Sarcoidose e Outros Transtornos Granulomatosos modificados, pontuamos todos os pacientes quanto à presença de biópsia, ≥1 sintoma altamente provável e ≥1 pelo menos provável sintoma para cada área. Dois escores de sarcoidose foram gerados: biópsia de SDS (com biópsia) e SDS clínico (sem biópsia).

Resultados

Os 980 pacientes avaliados foram divididos em duas coortes: um inicial de 600 pacientes (450 com sarcoidose confirmada por biópsia, 150 pacientes controle) para estabelecer valores de corte para biópsia de SDS e um grupo clínico de validação e uma coorte de validação de 380 pacientes (103 pacientes confirmados por biópsia com sarcoidose e 277 pacientes controle).

Leia maisNeurossarcoidose: definição e novo consenso dos critérios diagnósticos

O melhor valor de corte para a biópsia de SDS foi ≥ 6 (sensibilidade de 99,3%; especificidade de 100%). Para o total de 980 pacientes, um SDS clínico ≥ 3 apresentou sensibilidade de 90,6%, especificidade de 88,5% e razão de verossimilhança de 7,9. Um escore clínico SDS ≥ 4 apresentou uma sensibilidade menor (76,9%), mas especificidade mais alta (98,6%).

Conclusões

Para sarcoidose, a presença de características clínicas específicas, especialmente envolvimento de múltiplos órgãos, pode aumentar a certeza do diagnóstico. O sistema de pontuação SDS quantificou as características clínicas consistentes com sarcoidose.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências: