Como é o manejo da fibrilação atrial na sala de emergência?

Fibrilação atrial é uma taquiarritmia supraventriucular que tem por razão a incoordenação das atividades elétricas e mecânicas do átrio. Saiba como é o manejo da doença:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Anualmente ocorrem 300 mil mortes em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo esta entidade clínica a quinta causa de morte no mundo. Dentre as doenças cardiovasculares, a fibrilação atrial (FA) está presente em 1,5 milhões de pacientes no Brasil. O reconhecimento e o tratamento desta patologia de forma correta previne perigosas complicações.

taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica

Mas o que é a fibrilação atrial?

É uma taquiarritmia supraventriucular que tem por razão a incoordenação das atividades elétricas e mecânicas do átrio, o que leva a deterioração da função cardíaca e propícia estase sanguínea, o que pode levar a formação de trombos, e estes trombos podem obstruir importantes vasos e causar dentre outras patologias acidente vascular encefálico (AVE) e Infarto agudo do miocárdio (IAM). Para se ter uma ideia pacientes com FA tem cinco vezes mais risco de AVE, notadamente isquêmico.

Leia mais: Veja orientações da diretriz CHEST sobre fibrilação atrial e AVC

O eletrocardiograma (ECG) apresenta substituição das ondas P pelas chamadas ondas F, ou seja, “ondas P” que variam em amplitude, forma e freqüência, associadas ao ritmo ventricular, em geral, irregular e rápido, quando a condução atrioventricular está intacta.

O que fazer?

Desde 2009, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou as Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial, e de lá para cá a grande revolução no tratamento da FA foram os Novos Anticoagulantes Orais (NOACs). Além do tratamento farmacológico novos dados foram atualizados sobre o tratamento não farmacológico como a ablação com radiofrequência.

Quem tem FA?

Muitos fatores de risco estão associados ao aumento no risco de FA, desde os clássicos como hipertensão, diabetes, doença valvar, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca, temos um fator que se destaca que é a apneia obstrutiva do sono (AOS) – que é a obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores durante o sono, que cursa com apneia, dessaturação e despertares noturnos frequentes. Três fatores da AOS destacam-se hipóxia intermitente, despertares frequentes e alterações na pressão intratorácica, essas alterações desencadeiam hiperatividade do sistema nervoso simpático, disfunção endotelial e inflamação.

O que fazer na Sala de Emergência?

  • Controlar a frequência cardíaca: deve ser reduzida para próximo a normalidade, cerca de 100 bpm. Opções: bloqueadores de canal de cálcio, betabloqueadores, digitálicos, amiodarona.
  • Restaurar o ritmo sinusal (pode ser a medida inicial se FC entre 60-100 bpm):
  • Se o tempo de FA for menor que 48 h: pode-se realizar a cardioversão elétrica (CVE) começando em 200 J e aumentando de 100 em 100 J até 360 J ou cardioversão farmacológica (CVF): Propafenona: droga de escolha em pacientes sem cardiopatia estrutural, na dose de 2 mg/kg, IV; ou, 450 a 600 mg VO; ou, Amiodarona: infusão inicial de 5 a 7 mg/kg, IV, em 30-60 minutos, e em seguida 1,2 a 1,8 g/dia até o total de 10 g. Ou ainda anticoagular o paciente e aguardar cardioversão espontânea.
  • Nos casos que a FA tem duração mais que 48h deve-se iniciar a heparinização, a seguir realizar ecocardiograma transesofágico para verificar presença de trombos intracavitários. A cardioversão (CVE ou CVF) só está indicada quando descartado trombos. A anticoagulação deve ser mantida por três semanas se houver trombos para então realizar a CV.
  • Administração de anticoagulação: Quando há a reversão para ritmo sinusal é importante que se faça a anticoagulação por mais quatro semanas associada a doses profiláticas de antiarrítmicos. Casos refratários exigem a manutenção da anticoagulação e o controle da FC, nestes casos deve-se começar a considerar tratamentos invasivos como cardioversão elétrica interna, cirurgia de Maze, ablação do nó AV, uso de marcapasso e ablação de veias pulmonares.

*E essas opções são para pacientes estáveis

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Filho M, et all. Diretrizes de fibrilação atrial. Arq Bras Cardiol. Vol. 81, n. 6, p. 2-24, 2003.
  • Alves, JBB, et all. Manejo da fibrilação atrial na urgência. Revista Médica de Minas Gerais 2008; 18(3 Supl 4): S55-S58
  • Fernandes ALC, et all. Novos anticoagulantes orais (NOACs) na prevenção de acidente vascular encefálico (AVE) e fenômenos tromboembólicos em pacientes com fibrilação atrial. Rev Soc Bras Clin Med. 2015 abr-jun;13(2):98-106.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades