Como está a informatização do sistema de saúde do Brasil?

Até o final do ano passado, 69% das unidades básicas de saúde (UBS) possuíam um sistema eletrônico para registro das informações dos pacientes.

Até o final do ano passado, 69% das unidades básicas de saúde (UBS) possuíam um sistema eletrônico para registro das informações dos pacientes. Além disso, 65% mantiveram os prontuários dos pacientes em formato totalmente ou parcialmente eletrônico, enquanto 35% o fizeram apenas em papel, segundo dados da 6ª edição da pesquisa TIC Saúde, lançada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), através do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC).

Foram entrevistados 2.387 gestores de estabelecimentos de saúde no país. Também foram ouvidos 1.697 médicos e 2.716 enfermeiros vinculados a estes estabelecimentos.

A coleta de dados aconteceu entre julho e novembro de 2018 para os gestores. Já para amostra dos profissionais de saúde, a coleta de dados foi realizada entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019.

Acesso à internet e armazenamento de prontuários

Em 2018, 10% das Unidades Básicas de Saúde não tinham computadores e 20% não possuíam acesso à internet. Entre todos os estabelecimentos de saúde públicos com acesso à internet, 66% deles apresentavam algum tipo de sistema eletrônico para registro de informações dos pacientes, índice que chegou a 80% nos estabelecimentos médicos particulares.

Sobre o modelo de armazenamento dos prontuários, 10% dos locais públicos mantiveram apenas em formato eletrônico, 38% somente em papel e 51% em ambas as formas. Nos estabelecimentos médicos particulares, os índices foram de 25%, 17% e 56%, respectivamente.

Agendamento de consultas, exames ou cirurgias estavam disponíveis em 53% dos estabelecimentos públicos e 56% nos particulares; geração de pedidos de materiais e suprimentos em metade dos estabelecimentos públicos com acesso à internet; e apenas 39% nos particulares.

Funcionalidades de suporte para as decisões médicas como diretrizes clínicas, alertas e lembretes sobre alergia a medicamentos ou contraindicação estavam presentes em um quarto do total dos estabelecimentos de saúde com acesso à internet.

“O prontuário e o sistema de registro é uma das ferramentas mais importantes para garantir a longitudinalidade do cuidado na atenção primária. Através deles, mesmo com a rotatividade de profissionais, é possível garantir a linearidade e a visão longitudinal dos aspectos de saúde e coordenação do cuidado do cidadão. Esse amplo acesso e essa expansão na utilização da web como meio de registro e compartilhamento de informação é um grande marco para garantir isso. O acesso de internet à rede de saúde estimula outros recursos de determinantes sociais como educação, e isso melhora a saúde local e outros aspectos da vida do indivíduo também”, destaca Marcelo Gobbo.

Infraestrutura e gestão de dados

Os dados coletados também revelam o uso de computadores (91%) e acesso à internet (83%) nos estabelecimentos públicos de saúde. Já nos particulares se manteve estável, com 99% em ambos os casos em relação a 2017.

Em relação à segurança e proteção dos dados, a pesquisa aponta que 19% dos estabelecimentos públicos e 27% dos particulares possuíam algum documento que define uma política de segurança.

Ferramentas importantes relacionadas à segurança da informação, como criptografia de e-mails (27% público e 56% privado) e da base de dados (24% público e 35% privado), ainda estão entre os menores índices de uso pelos estabelecimentos de saúde.

A informatização dos sistemas de saúde, sejam públicos ou privados, é responsável por avanços na oferta de cuidado ao paciente. Para o médico residente de Medicina de Família e Comunidade, Marcelo Gobbo, colunista do Portal PEBMED, essa ferramenta, se bem empregada, garante maior segurança ao paciente, facilita a compreensão e possibilidade a geração de indicadores de qualidade e saúde, favorecendo um maior controle interno e externo de agenda, resolutividade e custo-efetividade.

“Além disso, ter acesso à internet e à informatização dos serviços de saúde na esfera assistencial permite que os profissionais estejam conectados com as melhores fontes e com o maior apoio de retaguarda possível. Assim, em consultas rápidas para tomada de decisão, na obtenção de parecer ou segunda opinião, ou mesmo para aspectos formativos como capacitações e atualizações, o uso da internet é fundamental e ao mesmo tempo imprescindível quando utilizamos o olhar de gestão”, destaca o médico.

Serviços online oferecidos aos pacientes e telessaúde

Os serviços online mais disponibilizados pelos estabelecimentos para acesso dos pacientes foram o agendamento de consultas (26%), o agendamento de exames (27%) e a visualização de resultados (26%).

O destaque ficou para os estabelecimentos sem internação, que apresentaram uma melhora tendência na disponibilização de agendamentos online, passando de 18%, em 2016, para 29%, em 2018.

Seguindo a tendência apresentada nos anos anteriores, a disponibilização de serviços de telessaúde foi maior nos estabelecimentos públicos em relação aos particulares, principalmente no que diz respeito à educação a distância em saúde (37% nos públicos contra 12% nos privados) e atividades de pesquisa a distância (29% nos públicos contra 8% nos particulares).

A sexta edição da pesquisa apresenta novos indicadores de serviços de telessaúde, como teleconsultoria (29% nos públicos e 11% nos privados), segunda opinião formativa (17% nos públicos e 5% nos privados) e telediagnóstico (22% nos públicos e 4% nos privados).

“Um melhor aproveitamento do potencial da telessaúde é essencial para a busca de uma real universalização dos serviços |prestados”, acrescenta gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Para o médico residente de Medicina Família e Comunidade, Marcelo Gobbo, a rede de telessaúde melhora a educação permanente do profissional de saúde, dando respaldo a um sistema matricial, garantindo o cuidado com auxílio do especialista mesmo que ele não esteja no local.

“Isso amplifica acesso e melhora qualidade de atendimento. Diminui o número de encaminhamentos desnecessários protegendo o paciente e aumenta a eficiência de aplicação dos recursos. É mais barato colocar internet e investir no telessaúde selecionando quais pacientes vão necessitar de um cuidado terciário do que “bancar” esse cuidado para quem tem e quem não tem indicação dele”, explica Marcelo Gobbo.

Leia também: Ministério da Saúde lança publicação com principais avanços e desafios dos últimos 16 anos

Adoção das TIC entre médicos e enfermeiros

A pesquisa ainda aponta que apenas 25% dos enfermeiros e 19% dos médicos afirmaram ter realizado algum curso relacionado à área de informática em saúde nos últimos 12 meses.

Segundo a percepção desses profissionais, entre os impactos mais mencionados em relação ao uso de sistemas eletrônicos estão: a melhoria na eficiência dos processos de trabalho das equipes (92% para ambos) e a percepção de que os sistemas eletrônicos proporcionam uma maior eficiência no atendimento (89% para enfermeiros e 84% para médicos).

Além disso, 29% dos enfermeiros e 34% dos médicos concordaram que os recursos financeiros para investimento em sistemas eletrônicos eram suficientes para as necessidades do estabelecimento.

“Os resultados da pesquisa são empolgantes e promissores. Houve um grande avanço, especialmente na rede pública, o que fatalmente implicará em melhorias nos desfechos em saúde avaliados e esperados para a próxima década”, avalia o médico Marcelo Gobbo.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.