Como estão as pesquisas das universidades brasileiras sobre o novo coronavírus

Pesquisadores de universidades brasileiras estão desenvolvendo exames para o diagnóstico do novo coronavírus, além da utilização de IA para o monitoramento.

Os pesquisadores de universidades públicas brasileiras estão desenvolvendo exames para o diagnóstico do novo coronavírus, além da utilização de inteligência artificial para o monitoramento de informações no combate à Covid-19.

imagem digital de coronavírus

Pesquisas sobre o novo coronavírus

Uma das iniciativas promissoras vem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do projeto Rede Vírus, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo teste de diagnóstico para a doença, que tem como grande vantagem a aplicabilidade em forma massiva.

Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criado um grupo de trabalho multidisciplinar para ações de orientação, diagnóstico e tratamento de possíveis casos de Covid-19. O objetivo é desenvolver um novo exame de diagnóstico que seja mais barato e rápido.

Outra linha de atuação do grupo é o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de monitorar informações relacionadas à chegada do vírus.

Os pesquisadores estão monitorando desde o fluxo de passageiros chegando de países com transmissão da doença até dados laboratoriais, como o índice de mortalidade. O objetivo é unir grandes bases de dados para criar modelos preditivos para a ocorrência da enfermidade, como os prováveis lugares em que ela chegará para tentar evitar que ela se espalhe pelo país.

Na região Nordeste, os cientistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) importaram dois tipos de testes para identificação do vírus dos Estados Unidos e da China para oferecer o serviço a qualquer hospital particular que queira fazer a amostra. Com esse teste, é possível isolar o vírus e fazer pesquisas.

Outras ações

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ajudou na elaboração do Protocolo Clínico para Manejo de Pacientes, um manual com os procedimentos adequados para o atendimento de pessoas infectadas.

Os pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram um grupo que organiza a articulação institucional com autoridades de saúde do estado e dos municípios para definirem ações estratégicas contra o coronavírus.

Já a Universidade Nacional de Brasília (UNB) segue uma linha semelhante, e contribui com planos de preparação e de contingência juntamente com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Leia mais:

Pesquisadores da USP produzem coronavírus em laboratório

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) conseguiram isolar e cultivar em laboratório amostras de coronavírus SARS-CoV-2, obtidos dos dois primeiros pacientes brasileiros diagnosticados com a doença no Hospital Israelita Albert Einstein.

A meta é distribuir os vírus para grupos de pesquisa e laboratórios clínicos públicos e privados em todo o país para a ampliação da capacidade de realização de testes diagnósticos e no avanço dos estudos sobre como a doença é causada e se propaga.

Vacina contra o coronavírus

Pesquisadores do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) estão desenvolvendo uma vacina para combater o coronavírus.

O grupo acredita que a estratégia empregada é uma promissora e que poderá induzir uma resposta imunológica melhor do que a de outras propostas que têm surgido, baseadas fundamentalmente em vacinas de mRNA.

Vamos aguardar!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.