Como evitar transmissão de doença hepática em transplantes de órgãos HCV-positivos?

Estudos mostram maior mortalidade por doença hepática e desenvolvimento de dano no enxerto por vasculopatia em corações de doadores HCV-positivos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A limitação de órgãos disponíveis é uma das principais limitações em casos que necessitam de transplante. Estima-se que aproximadamente 1000 pacientes morrem nos EUA a cada ano na fila para receber um órgão. Frequentemente, órgãos provenientes de doadores infectados por HCV são rejeitados, uma vez que o transplante para receptores negativos está associado a uma taxa de transmissão de HCV de até 82%. Estudos mostram maior mortalidade por doença hepática e desenvolvimento acelerado de dano no enxerto por vasculopatia em recipientes de corações de doadores HCV-positivos.

Entretanto, o desenvolvimento de agentes antivirais de ação direta (DAA) pode mudar esse paradigma. Dados iniciais em receptores de rim e fígado sugerem que o tratamento de infecção por HCV logo após o transplante é uma possibilidade. Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine procurou avaliar se o uso de terapia com DAA permitiria o transplante seguro de corações e pulmões de doadores HCV positivos para receptores HCV negativos.

Dos pacientes recrutados, 35 foram submetidos a transplante de coração ou pulmão de doadores HCV-positivos e tinham dados de pelo menos 6 meses de acompanhamento. Em muitos casos, o transplante foi realizado antes da determinação do genótipo viral. Os pacientes receberam um esquema de 4 semanas de 400 mg/dia de sofosbuvir e de 100 mg/dia de velpatasvir, iniciado horas após a cirurgia.

transplante de órgãos

HCV positivo x transplante de órgãos

Esse esquema foi escolhido devido à atividade pangenotípica e ausência de interações medicamentosas com os agentes imunossupressores. Os autores presumiram que os receptores seriam expostos a cargas virais baixas no momento do transplante e do início do tratamento com DAA e, portanto, um tratamento mais curto seria análogo e tão eficaz quanto uma profilaxia pós-exposição.

O desfecho primário de resposta virológica sustentada 12 semanas após o término de tratamento e sobrevivência de enxerto aos seis meses foi atingido em todos os 35 pacientes. Inicialmente, os receptores apresentaram uma carga viral de HCV proporcional à carga viral dos doadores, sendo ligeiramente maior nos receptores de pulmão do que nos de coração.

Leia mais:

Após 2 semanas, todos os pacientes possuíam carga viral de HCV indetectável, permanecendo dessa forma até o final de seguimento. Nenhuma morte atribuída à infecção pelo vírus HCV foi detectada. Em comparação a transplantes com órgãos de doadores HCV-negativos, os desfechos foram semelhantes em ambos os grupos, assim como a incidência de eventos adversos.

Resultados

Os dados desse estudo sugerem que transplantes de coração e pulmão de doadores HCV-positivos poderiam ser realizados de forma segura, apesar de evidência de transmissão em quase todos os receptores. A viremia pelo HCV foi eliminada em todos os receptores aproximadamente após 2 semanas, permanecendo indetectável posteriormente, independente do valor de carga viral inicial.

Apesar de promissores, os resultados deste estudo devem ser vistos com cautela. O pequeno número de pacientes, o curto período de acompanhamento e a pequena diversidade de genótipos de HCV envolvidos impedem a generalização dos resultados. Mais estudos avaliando a segurança a longo prazo dessa estratégia e seu uso em outras populações, como pacientes com disfunção renal, são necessários antes de que possa ser amplamente incorporada na rotina de transplantes.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Woolley, AE, Singh, SK, Goldberg, HJ, Mallidi, HR, Givertz, MM, Mehra, MR, Coppolino, A, Kusztos, AE, Johnson, ME, Chen, K, Haddad, EA, Fanikos, J, Harrington, DP, Camp, PC, Baden, LR. Heart and Lung Transplants from HCV-Infected Donors to Uninfected Recipients. The New England Journal of Medicine 2019

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.