Home / Saúde Pública / Atestado para atividade física esportiva: passo a passo de como fazer

Atestado para atividade física esportiva: passo a passo de como fazer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Grande parte das academias e estabelecimentos esportivos exige uma liberação médica para a prática de exercícios. Por isso, é cada vez mais frequente o médico receber pedidos de atestado médico para atividade física esportiva. O que o profissional deve levar em consideração na hora da avaliação?

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) listou uma série de pontos que todo médico deve saber antes de fazer um atestado médico. Listamos abaixo os principais:

Informações gerais para atestado para atividade física:

  • O fornecimento do atestado para atividades físicas depende de avaliação médica. Somente após exame clínico será possível elaborar o documento.
  • Ao ser procurado para atestar a condição de saúde para uma determinada atividade, o médico deve refletir sobre o seu real conhecimento sobre a mesma e dos eventuais riscos. Na dúvida, a atitude ética é não fornecer o documento e encaminhar o paciente a um colega em condições de fazê-lo.
  • O médico que se propõe a fornecer atestado para atividades e/ou práticas esportivas precisa conhecer o esporte a ser realizado e certificar-se de que a pessoa não é portadora de doenças capazes de inviabilizar eventual esforço extra.

Confecção de atestados médicos: erros, dúvidas e dilemas

Atendimento ao paciente:

  • No atendimento inicial, o médico deve questionar os objetivos do paciente: praticar atividades físicas leves, moderadas ou intensas? A intenção é lazer? Competições?
  • Ao examiná-lo, recomenda-se que considere a possibilidade de doença capaz de representar riscos.
  • O atestado deve conter as seguintes informações: limitações clínicas identificadas; qual é o tipo de exercício adequado; se a atividade só é permitida sob prescrição ou acompanhamento médico; e se o paciente está proibido de praticar exercícios.
  • A avaliação deve conter anamnese precisa, após exame físico minucioso, com ênfase para o aparelho cardiovascular e, ainda, agregar ao menos o eletrocardiograma. O teste ergométrico também poderá ser solicitado dependendo das atividades, da faixa etária e da constatação de pelo menos dois fatores de risco não controlados para aterosclerose coronariana.

O Cremesp também destaca que, pelo Código de Defesa do Consumidor, parte da responsabilidade por uma morte em academia ou durante exercícios recairá sobre o proprietário da academia, quem orienta os exercícios e/ou o médico que atestou a sanidade.

Mais dicas para atestado médico

Não escreva diagnósticos ou códigos de doenças (CID-10). As informações provenientes de pacientes são sigilosas e, portanto, não devem estar contidas nos atestados médicos. Caso o paciente solicite o registro dos diagnósticos, é imperativo que o mesmo escreva uma autorização de forma clara, cuja cópia deve anexada aos registros médicos. Veja mais dicas nesse link.

Veja também nosso vídeo sobre o tema: 

 

Referências:

2 comentários

  1. Avatar

    Exame para praticas esportivas

  2. Avatar

    Minha dúvida: se pra fazer cirurgias teoricamente não precisaria de nenhum exame em pacientes saudáveis (muitos pedem pra se proteger mas teoricamente não precisa), pq precisa ecg para atividade física em paciente saudável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.