Como ferramentas de suporte à decisão clínica podem melhorar a prática médica

O crescimento na produção científica e no conhecimento médico nas últimas décadas tornou impossível para o médico acompanhar a atualização deste conhecimento. Hoje, quando lemos um livro de referência em medicina interna, sabemos que seu conteúdo foi produzido há cerca de 5 anos atrás, quando lemos as diretrizes de determinada doença, o conhecimento ali descrito …

O crescimento na produção científica e no conhecimento médico nas últimas décadas tornou impossível para o médico acompanhar a atualização deste conhecimento. Hoje, quando lemos um livro de referência em medicina interna, sabemos que seu conteúdo foi produzido há cerca de 5 anos atrás, quando lemos as diretrizes de determinada doença, o conhecimento ali descrito em geral já tarda 3 anos. O conteúdo médico mais atualizado acaba sendo o artigo científico, que, em geral, descreve resultados obtidos por pesquisas concluídas há no máximo 1 ano.

A imensa quantidade de produção científica tornou inviável a atualização periódica de todo o conteúdo médico pelo próprio, e vem tornando a medicina cada vez mais fragmentada e “ultra”-especializada. Afinal, se não posso saber sobre tudo, talvez pelo menos eu possa saber tudo, ou quase tudo, sobre determinado assunto. Se, por um lado, a incapacidade da onisciência incomoda o médico e seu paciente, que se vê perdido na opinião de ultra-especialistas que não o enxergam como um todo, por outro lado, este formato de conhecimento médico permitiu o desenvolvimento de profissionais altamente competentes em sua especialidade, com experiência clínica que complementa e até supera o estudo clínico.

A partir desta incapacidade humana em acompanhar a literatura médica, estão se tornando cada vez mais comuns as ferramentas de suporte à decisão clínica (ou clinical decision support – “CDS”), entre elas os famosos UpToDate®, MedScape® e Epocrates®. A proposta de tais ferramentas é trazer conhecimento médico atualizado em suporte à decisão clínica do médico, sem no entanto tirar sua responsabilidade e arbitrariedade do mesmo.

Há 1 ano, uma pesquisa foi publicada pelo Health Information and Libraries Journal que demonstrou que, em cenários clínicos reais, ferramentas de apoio à decisão clínica baseada em evidência (no caso deste estudo, o UpToDate®) melhoraram a qualidade e segurança do atendimento médico. Mais de 30 pesquisas já foram desenvolvidas com a plataforma, sendo indicados seus benefícios não só na segurança e qualidade do atendimento, como também benefícios em diminuição do tempo de internação, menores taxas de mortalidade intra-hospitalar, otimização dos serviços hospitalares e redução do retardo no início de tratamentos.

O inegável benefício de uma ferramenta com conteúdo de qualidade e ao lado do médico 24 horas por dia reforça a necessidade do desenvolvimento desta ferramenta para a realidade brasileiro, e seguindo esta linha e este sonho, a PEBmed lança seu primeiro passo rumo a ferramenta ideal de suporte à decisão clínica, o “Whitebook: Clinical Decision”.

Nosso maior sucesso, Whitebook, agora contará com ampla biblioteca de conteúdo médico e de ferramentas médicas voltadas para a prática, como calculadoras e infusões de medicamentos. Reconhecemos o grande desafio de transformar nosso aplicativo na ferramenta ideal de suporte à decisão clínica, e, com este primeiro passo, buscamos o feedback de nossos fiéis usuários na sugestão de conteúdos e recursos, visando corresponder as suas expectativas. Já estamos trabalhando na busca de parceiros e atendendo as demandas de nossos usuários para tornar o “Whitebook: Clinical Decision” a cada dia mais completo.

Baixe e assine hoje mesmo o “Whitebook: Clinical Decision” e ajude-nos a construir um aplicativo para as suas necessidades! Nosso compromisso maior é com você!

Para maiores informações, visite: www.whitebook.com.br

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags

CDS