Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca

Um número considerável de doenças pode ser identificado mais rapidamente apenas com a realização do exame de boca. Saiba mais.

Um número considerável de doenças pode ser identificado mais rapidamente apenas com a realização do exame bucal. Isso porque a boca é um ótimo sinalizador que indica quando os pacientes estão com algum problema de saúde.

Segundo a cirurgiã-dentista da Clinonco, especialista em estomatologia, odontologia hospitalar e laserterapeuta, Juliana Brasil Arioli Nieto, é comum que enfermidades sistêmicas, como as autoimunes, infecciosas ou neoplásicas, apresentam sintomas na via oral.

“Pacientes que apresentam falta de apetite e perda do paladar (perda de peso), falta de hidratação (boca seca), feridas na cavidade oral (aftas, mucosite, candidíase, etc.) dificuldade de falar, relatando mal-estar geral e todos os desconfortos sugeridos por essas alterações na cavidade bucal, irão refletir diretamente na qualidade de vida do paciente, podendo até interromper o tratamento base”, alertou Juliana Nieto, em entrevista ao Portal de Notícias da PEBMED.

Para a especialista em estomatologia, o paciente sempre deve ser avaliado como um todo, para que os médicos consigam os diagnósticos mais precisos e obtenham os melhores resultados de tratamentos, aumentando assim a qualidade de vida e o bem-estar do paciente em questão.

doenças boca

1 – Anemia

A anemia pode ser detectada pela palidez das mucosas da boca, assim como pela atrofia das papilas linguais que revestem a língua.

2 – Diabetes

Quando não controlado, o diabetes abre espaço para uma maior propensão a infecções locais devido à dificuldade de cicatrização, o que pode acontecer após uma extração dentária, por exemplo.

 3 –  Câncer de boca

Costuma ser diagnosticado apenas em seu estágio mais avançado, com os sinais surgindo nas mucosas bucais, principalmente. Entre os sintomas, estão feridas na boca ou nos lábios, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, provoca ainda mau hálito, disfagia, caroço no pescoço e perda de peso.

4 – Leucemia

Os sinais da doença se apresentam em forma de inchaço e até mesmo sangramento gengival, antes de qualquer outra manifestação pelo corpo.

5 – Bulimia

Especialmente em pacientes com bulimia purgativa, o contato do ácido clorídrico do estômago com os dentes pode causar perimólise, que consiste na destruição do esmalte e dentina, que formam a estrutura dura dos dentes. Isso ocorre na parte voltada para a garganta e pode provocar feridas na mucosa e inchaço das glândulas salivares.

6 – Doenças autoimunes

Mucosas da boca também podem sinalizar sintomas de doenças autoimunes, como o pênfigo vulgar e o penfigóide das membranas mucosas, que se apresentam em forma de bolhas e feridas que sangram.

7 – Cirrose hepática

Casos avançados de cirrose hepática podem provocar náusea, vômito, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, icterícia, urina escura, alopecia e inchaço do corpo. Ademais, outro sinal importante é a alteração da cor das mucosas, que se tornam amareladas ou esverdeadas.

8 – Sífilis

Essa infecção sexualmente transmissível (IST) estimula o aparecimento de diferentes sintomas, como a manifestação de lesões nas mucosas da boca.

9 – AIDS

Outra IST que se manifesta pela boca provocando o aparecimento de manchas brancas e incomuns na língua e mucosas.

10 – Candidíase

Em assintomáticos, fatores como uma prótese total mal adaptada, alteram o equilíbrio natural e podem causar uma infecção. Já nos sintomáticos, a candidíase oral manifesta sintomas como vermelhidão, ardência e desconforto na boca, dor e disfagia, manchas brancas dentro da boca e na língua, e rachaduras no canto da boca.

11 – Paracoccidioidomicose

Tipo de micose progressiva de pele, causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, e que afeta também mucosas, linfonodos e órgãos internos. Trata-se de uma enfermidade que ocorre na América do Sul e Central, especialmente em plantadores de café que, quando doentes, manifestam sinais como lesões na cavidade oral.

12 – Sarampo

Quando um paciente é acometido pelo vírus do sarampo, um dos sintomas da enfermidade é o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo, inclusive dentro da boca, conhecidas como manchas de Koplik.

Trata-se de doença reumática autoimune cuja causa ainda é desconhecida. Suas manifestações na boca causam xerostomia intensa, mau hálito, disfagia e cálculos de glândulas salivares.

13 – Refluxo gastroesofágico

O retorno do conteúdo gástrico para a boca altera o pH da cavidade oral, causando aftas, boca seca e mau hálito.

14 – Lúpus

É comum o aparecimento de manchas vermelhas na região da bochecha que lembram uma asa de borboleta, além de máculas avermelhadas ladeadas por áreas esbranquiçadas e ulceradas.

15 – Síndrome de Sjögren

Doença reumática autoimune comum, caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas mucosas. Afeta as glândulas salivares, causando xerostomia.

16 – Doença de mão, pé e boca

Comum na infância, os sintomas podem acometer todo o corpo, mas na região bucal se caracteriza por lesões na boca e ao redor dela, dificultando a alimentação e o deglutir da própria saliva.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades