Como lidar com a escassez de recursos durante a pandemia por Covid-19?

Devido a pandemia, a demanda por leitos de UTI e ventiladores mecânicos é alta e por tempo prolongado o que ocasiona a escassez de recursos.

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o surto da Covid-19 como pandemia. Desde então, vimos uma gama de manifestações da doença. Quadros mais leves a quadros mais graves. A partir de casos com necessidade de oxigenioterapia suplementar, vimos por exemplo um alto índice de internações e consumo de oxigênio. Em casos mais graves, a demanda por leitos de UTI e ventiladores mecânicos é alta, uma vez que esses pacientes se apresentam com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, demandando grande quantidade de recursos e, em alguns cenários, por tempo prolongado, ocasionando escassez durante a pandemia.

Leia também: Atendimentos ambulatoriais por acidentes domésticos aumentaram 303% durante a pandemia

Entendendo que estamos diante de uma pandemia, com um alto número de casos e que os recursos materiais e humanos são limitados, podemos imaginar e constatar cenários de escassez de recursos, como já foi noticiado em alguns locais. Diante desse problema, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em conjunto com a ABRAMEDE, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, desenvolveram recomendações para alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia. O documento encontra-se na sua segunda versão e foi publicado em março de 2021 pelas sociedades. A primeira versão havia sido publicada no início da pandemia no Brasil no ano passado e contou com novas atualizações, consulta à comunidade e profissionais do Direito.

Protocolos de triagem

O documento propõe um modelo de triagem, com o intuito de municiar os profissionais de saúde com critérios objetivos para tomada de decisões difíceis em relação ao alocamento de recursos. No entanto, antes de iniciar a adoção do protocolo de triagem, é importante garantir que as condições necessárias para a adoção do mesmo foram preenchidas, sendo possível justificar eticamente sua adoção. Veja abaixo algumas delas:

Condições necessárias para o início da adoção dos protocolos de triagem:

  1. Declaração do estado de emergência em saúde pública;
  2. Reconhecimento que tenha havido esforços razoáveis em aumentar a oferta dos recursos em esgotamento;
  3. Criação de comissões de triagem hospitalares pelos diretores técnicos (vide abaixo);
  4. Monitoramento contínuo do esgotamento de recursos e dos esforços voltados para a ampliação de serviços, tanto para iniciar o protocolo quanto para avaliar a possibilidade de seu fim (tanto o início quanto o fim da triagem devem ser publicamente anunciados).

Saiba mais: Como o cérebro reage ao estresse gerado pela pandemia?

Comissões de Triagem

A comissão de triagem deve ser constituída por pelo menos três profissionais experientes (dois médicos e um profissional da equipe multidisciplinar). Além disso, deve ser formada também por um bioeticista e um representante da comunidade. Importante criar a comissão de forma antecipada, para que, em um momento de crise, a comissão já tenha conhecimento e treinamento no protocolo.

Passo a passo do modelo de triagem

O modelo é de triagem terciária, tendo sido desenvolvido para aplicação intra-hospitalar. No entanto, já existe relato da sua aplicação em cenários de regulação pré-hospitalares. O protocolo foi baseado em modelo proposto por Biddinson et al (Maryland, EUA). Alguns escores foram utilizados como:

  • SOFA (Sequential Organ Failure Assessment), com o princípio de salvar o maior número de vidas a curto prazo;
  • SPICT (Supportive and Palliative Care Indicators Tool), com o princípio de salvar o maior número de anos/vida;
  • ECOG (Eastern Cooperative Oncology Group), como forma de medida de funcionalidade.

A aplicação do modelo se faz da seguinte forma:

  1. Manter a estabilização clínica enquanto os dados de triagem necessários sejam colhidos (idealmente devem estar disponíveis em um período de 90 minutos);
  2. Calcular a pontuação conforme o SOFA, presença de comorbidades que sugiram uma probabilidade maior de sobrevida inferior a um ano (via SPICT) e ECOG;
  3. Alocar os leitos de UTI e/ou ventiladores mecânicos aos pacientes com menores pontuações;
  4. Em caso de empate, utilizar a pontuação total do SOFA como critério para desempate. Se o empate persistir, a equipe de triagem deve fazer a alocação baseada em julgamento clínico.

Veja abaixo a tabela com o passo a passo:

Reprodução: Recomendações da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência, SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) de alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia por Covid-19.
  • Para saber mais sobre a ECOG, clique aqui.
  • Para saber mais sobre o SOFA, clique aqui.
  • Para saber mais sobre o SPICT, clique aqui.

 Mensagens Práticas:

  • Antes da aplicação do modelo de triagem, é fundamental que sua unidade tenha uma Comissão de Triagem pré-estabelecida e que as condições necessárias para adoção do protocolo de triagem foram preenchidas;
  • Ao adotar o protocolo, é necessário que ocorra ampla divulgação para a população em geral, assim como para os profissionais de saúde envolvidos na sua unidade hospitalar.
  • A utilização de um modelo objetivo auxilia o processo decisório difícil que essas situações geram, retirando da equipe assistente a tarefa emocionalmente árdua de fazer escolhas individuais, à beira-leito.
  • O protocolo foi elaborado com a visão de profissionais de saúde, membros da comunidade, bioeticistas e profissionais do Direito. A pluralidade de visões na construção do protocolo reforça a consistência ética do mesmo.

Quer saber mais sobre as recomendações de alocação de recursos em esgotamento? Entrevistamos a autora principal do protocolo, a Dra. Lara Kretzer, em nosso podcast. Ouça agora!

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.