Leia mais:
Leia mais:
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]
Abstinência de álcool pode reduzir AVC em pacientes com FA de início recente
Check-up Semanal: tratamentos para otite, uso de guia para intubação e mais! [podcast]
Tratamento endovascular para AVC de artéria basilar é melhor que tratamento convencional?

Como manejar a temperatura em pacientes com AVC? O papel do não-neurologista

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os guidelines atuais sobre acidente vascular cerebral isquêmico focam no manejo médico nas primeiras 24-48 horas, sem destacar o tratamento no restante da hospitalização. A revista US Neurology montou um artigo de revisão para discutir o controle da temperatura, pressão arterial e glicêmico nesses casos. Já falamos aqui sobre cuidados com a pressão e agora vamos abordar o manejo da temperatura.

A hipertermia é uma complicação frequente em até 50% dos pacientes com AVC isquêmico agudo. Recentemente, a European Stroke Organization (ESO) publicou diretrizes para o manejo da temperatura nesses pacientes. Com base em evidências de baixa qualidade, não foram feitas recomendações para o tratamento da hipertermia como forma de melhorar o desfecho funcional e/ou a sobrevida. Os autores também se posicionam contra a indução de hipotermia.

Veja também: ‘Hipotermia x normotermia pós-parada cardíaca intra-hospitalar em crianças’

Atualmente, diversas pesquisas tentam descobrir se a hipotermia terapêutica melhora o resultado clínico em doentes com AVC isquêmico agudo. Uma delas é o EuroHYP, um ensaio clínico randomizado para avaliar o efeito de 24 horas de hipotermia ligeira (temperatura corporal alvo 34 – 35 °C) na escala de Rankin modificada de 90 dias. A meta do estudo é conseguir 1.500 participantes.

Outro ensaio importante é o ICTuS. Neste ensaio clínico randomizado, pacientes receberam cateteres de resfriamento endovascular colocados após receber trombólise intravenosa com o objetivo de atingir uma temperatura alvo de 33 °C em 6 horas do início do derrame, e mantendo essa temperatura durante 24 horas. A hipotermia terapêutica mostrou-se segura e viável. No entanto, o estudo não conseguiu uma amostra significativa e foi interrompido precocemente.

Até que haja evidências convincentes dos benefícios da hipotermia terapêutica no AVC isquêmico, os autores aconselham evitar esta abordagem. Além disso, é razoável evitar a hipertermia e apontar para uma meta de normotermia, dado que os riscos são mínimos e potencialmente benéficos.

Referências:

  • Acute and Subacute Ischemic Stroke – A Review of Temperature, Blood Pressure and Glycemic Management. Shannon Hextrum, Barak Bar. US Neurology, 2016;12(2):105–9 DOI: https://doi.org/10.17925/USN.2016.12.02.105
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar