Como manter a ética nas redes sociais?

As redes sociais podem nos beneficiar assim como nos difamar, há que se ter cuidado e usá-las para o bem. Como manter a ética nesses espaços?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Sempre escrevo sobre Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica ou temas afins; mas esse mês quero falar de um assunto que me intriga e está presente na vida de quase todos os brasileiros, as redes sociais, já que somos o sétimo país que mais utiliza redes sociais no mundo.

A maioria tem redes sociais, seja WhatsApp, o Facebook, Instagram, os famosos “stories”, além de áudios enviados ou recebidos, vídeos e gravações compartilhados em serviços de mensagens. Todos esses meios propagam-se muito rápido e, caso não tenhamos cuidado, será nossa figura pública “profissional” que está em jogo, já que é muito difícil separar a figura profissional da pessoal e é exatamente ai que entra a ética.

ética nas redes sociais

E afinal, o que é ética?

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Leia maisConselho Federal de Medicina divulga novo Código de Ética

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Por que esse tema é um assunto a ser discutido?

Não há algo mais comum em nosso cotidiano em abrir algum grupo no WhatsApp, Instagram e/ou publicação do Facebook em que estejam passo a passo de um procedimento de enfermagem e/ou médico ou nos depararmos com fotos de pacientes, muitas vezes recém-nascidos; quem autorizou tal publicação? Existe algum termo de consentimento permitindo e autorizando seu uso para mídias?

Vivemos em um tempo onde as redes sociais podem nos beneficiar assim como nos difamar, há que se ter cuidado e usá-las para o bem.

No que tange a Enfermagem temos duas legislações do COFEN norteando a prática nas redes sociais:

Resolução COFEN Nº 554/2017

Estabelece os critérios norteadores das práticas de uso e de comportamento dos profissionais de enfermagem, nos meios de comunicação de massa: na mídia impressa, em peças publicitárias, de mobiliário urbano e nas mídias sociais.

Resolução COFEN Nº 564/2017

Confere aos Profissionais de Enfermagem o Direito de negar-se a ser filmado, fotografado e exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais e o Dever de respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade da pessoa, em todo seu ciclo vital e nas situações de morte e pós-morte.

Após refletir muito nas postagens vistas, nas legislações existentes, penso que precisamos de bom senso e respeitar a nossa individualidade profissional e pessoal, assim como da instituição em que trabalhamos e todos nela inseridos, sejam profissionais, colegas de trabalho, pacientes e familiares.

Por fim concluo com algumas dicas de comportamentos nas redes sociais, não há receita de bolo, mas podem ser a profilaxia de aborrecimentos futuros.

  • Socialize boas práticas de Enfermagem com a comunidade profissional e a sociedade em geral;
  • Compartilhe suas experiências de sucesso profissional/corporativo;
  • Verifique a veracidade das informações antes de compartilhá-las;
  • Cuide para que suas postagens estejam livres de erros de português;
  • Seja criterioso ao publicar, curtir ou compartilhar comentários/imagens;
  • Cuide para que suas publicações não se configurem como ofensas e xingamentos;
  • Respeite o posicionamento dos outros e, se desejar argumentar, faça-o de maneira respeitosa e educada;
  • Seja cuidadoso ao abordar temas polêmicos (religião, política, orientação sexual, raça, etnia e etc).
  • Eu sou um profissional e minha imagem vale muito;
  • Todos os RHs também estão conectados nas redes sociais;
  • O menos ainda é mais quando se trata de rede social;
  • Para que expor sua vida profissional e pessoal?
  • Será que uma postagem vale tanto assim?

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Conselho Federal de Enfermagem

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.