Como orientar o rastreio e prevenção do HIV a partir de evidências?

O fato é que a infecção pelo HIV ainda é uma epidemia e compromete a saúde e qualidade do indivíduo, sendo sempre um problema de saúde pública.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O dia 1º de dezembro marca o dia mundial de combate ao HIV/AIDS. Marcada ainda por uma perspectiva social controversa a infecção pelo vírus já passou por diversas formas de marginalização, aceitação e até banalização. O fato é que a infecção pelo HIV ainda é uma epidemia e compromete a saúde e qualidade do indivíduo, sendo sempre um problema.

Para quem lida com paciente, é sempre tempo de conscientizar, esclarecer, orientar manejo e fazer prevenções aproveitando a janela de oportunidade. E falando nisso, você sabe orientar o rastreio e prevenção do HIV a partir de práticas baseadas em evidência? Confira a seguir.

Até esse ano, a United States Preventive Task Force (USPTF) recomendava o rastreio da infecção pelo vírus HIV para todos os indivíduos adultos assintomáticos entre 18 e 65 anos e todas as mulheres grávidas. A última revisão realizada pela organização e publicada em novembro desse ano fez uma importante modificação baseada no desfecho mortalidade buscando a prevenção secundária (aquela em que você realiza o diagnóstico precoce, antes dos sintomas clínicos aparecerem; no caso do HIV podendo ser uma síndrome mono-like, ou uma infecção oportunista, por exemplo).

Leia mais: Qual é a relação entre o vírus do HIV e as doenças psiquiátricas?

A USPTF encontrou com nível A de evidência a recomendação de rastreio para infecção pelo vírus HIV para todos os indivíduos assintomáticos entre 15 e 65 anos e todas as mulheres grávidas, inclusive nas gestantes em trabalho de parto sem status sorológico conhecido. Dessa forma, a conclusão é de que a oferta de teste sorológico para todos os indivíduos assintomáticos nessa faixa etária reduz a mortalidade pelo vírus HIV.

Isso impacta a dinâmica de consultas e o senso médico comum que muitas vezes pode se abster de abordar o assunto em indivíduos mais jovens, que não declarassem ter vida sexual ativa durante a consulta ou mesmo ofertando apenas em caso de manifestação de desejo do paciente.

Outra questão analisada pela organização foram as formas de prevenção primária (aquelas que envolvem a prevenção dos meios de transmissão das doenças, por exemplo). No caso do HIV entram aqui o uso dos preservativos e as modalidades de profilaxia pré e pós-exposição. A recomendação publicada nesse ano analisou especialmente a profilaxia pré-exposição ao vírus.

A única opção aprovada pelo FDA como profilaxia de pré-exposição ao vírus é o tenofovir associado à emtricitabina (TDF-FTC). Os resultados da revisão encontraram nível A de evidência para o uso da combinação para profilaxia pré-exposição em indivíduos com alto risco para exposição ao HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV) diária, não diferindo dos níveis de segurança do uso do preservativo, por exemplo. Assim, a recomendação é de que os médicos ofertem a prescrição da profilaxia pré-exposição em conjunto com a TARV como mais uma forma de evitar a transmissão do vírus.

A luta contra o HIV/AIDS é uma caminhada árdua. Um sistema de saúde eficiente capaz dar acesso e informação aos pacientes é peça fundamental para o combate da doença. Agora você está por dentro das mais novas recomendações de rastreio e prevenção do HIV. Espalhe essas informações você também e assim conseguiremos dar mais um passo nessa caminhada.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades