Como passar nas provas de residência médica ?

Sabemos que o aluno de medicina já é habituado a fazer provas. Desde o vestibular, passando pelos inúmeros módulos durante a faculdade, torna-se cada vez mais experiente. Ao término da faculdade, encontra um desafio ainda maior: competir diretamente com seus colegas de turma, uma disputa por poucas vagas, ainda mais homogênea e de alto nível técnico. …

Sabemos que o aluno de medicina já é habituado a fazer provas. Desde o vestibular, passando pelos inúmeros módulos durante a faculdade, torna-se cada vez mais experiente.

Ao término da faculdade, encontra um desafio ainda maior: competir diretamente com seus colegas de turma, uma disputa por poucas vagas, ainda mais homogênea e de alto nível técnico. O objetivo é simples: conseguir a tão sonhada vaga de residência médica.

Tendo isso em mente, sugerimos 5 princípios para o sucesso nas provas de múltipla escolha.

Organização: Em geral, as provas são estruturadas em níveis de dificuldade (ex: 40 % fácil, 30 % médio e 30 % difícil). Portanto, priorize ler toda a prova (fazer rapidamente as questões que considera fácil, e pular as que você não tem certeza da resposta), para poder mapear a prova e se organizar em função do tempo.

Lógica: Atente-se para perguntas que possam conter indícios da resposta correta:

. Palavra-chave no enunciado que aparece somente na opção certa;

. Alternativa que é a resposta é mais longa e elaborada, enquanto que as opções erradas são curtas, por vezes vagas;

. Alternativa que ficou em negrito, caixa alta ou com parágrafo em destaque (acredite, isso acontece!).

Desconfiança: Já se foi o tempo em que a maior das pegadinhas era colocar uma resposta na opção “A” que induz o candidato a marcar sem ler as outras opções; ou então, um frase com dupla negação (que a torna uma afirmação). Alguns conselhos:

. Sempre desconfiar de opções que contenham as expressões “definitivas”: somente, nenhum, nunca, sempre, todos…

. Nas opções que contém elementos, atentar para a frequência em que estes elementos ocorrem em diferentes alternativas. A lógica é que os elementos corretos apareçam em maior número de opções.

Atenção: Ao término da frase do enunciado: por vezes, a presença de um artigo (ex: a, o, um, uma) poderá direcionar para uma(s) das alternativas.

O “Pulo-do-gato“: Se as alternativas da pergunta forem curtas, pode ser útil lê-las antes da questão (sim, ler as respostas antes), para já partir para a pergunta sabendo o que se precisa encontrar (perguntando-se: o que o autor quer que eu responda?). Nesse aspecto, ter feito provas anteriores da mesma banca também facilita em termos de saber o que costuma ser cobrado, e como é cobrado.

Lembre-se que estas técnicas não são infalíveis; são apenas estratégias que poderão ajudá-lo: Mantenha o ritmo dos seus estudos e boa sorte!

[button color=”green” size=”big” link=”https://bnc.lt/Blog” icon=”” target=”false”]Baixe aqui o melhor conteúdo médico do Brasil! [/button]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.