Como podemos melhorar o atendimento ao paciente de alto risco e alto custo?

CUSTO. Este é o maior desafio da medicina no séc. XXI. Médicos ainda estão se esforçando para alcançar melhores resultados a custos mais baixos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

CUSTO. Este é o maior desafio da medicina no séc. XXI. Médicos, pesquisadores, planos de saúde e os próprios pacientes ainda estão se esforçando para alcançar melhores resultados a custos mais baixos. Segundo uma análise da Harvard Business Review, a prioridade deve ser mudar a forma como cuidamos de pacientes de alto risco e alto custo, com base em três perguntas fundamentais: onde, como e por que cuidar desses pacientes?

Onde cuidar desses pacientes?

Para pacientes com doenças crônicas, é possível evitar muitas internações com acessos oportuno a locais alternativos de atendimento, que podem agir rapidamente para tratar os sinais e sintomas de descompensação.

Usando como base o CareMore Health System, fundação americana pioneira em prestação de cuidados fora do hospital, os autores sugerem que um modelo de acesso sob demanda ao tratamento ambulatorial pode descentralizar os cuidados hospitalares, melhorando assim os resultados e diminuindo as hospitalizações.

Veja também: ‘Hospitais podem virar “coisa do passado”?’

Como cuidar desses pacientes?

Barreiras de transporte são comuns entre doentes crônicos e representam um impedimento significativo para melhorar os desfechos. Entre os pacientes que recebem diálise, por exemplo, aqueles que dependem de um serviço de transporte têm mais risco de falta de tratamentos.

Além disso, os profissionais de saúde também precisam de maneiras melhores de identificar pacientes em risco, nos quais a equipe de cuidados pode intervir quando detectar tendências preocupantes, por meio de monitoramento remoto, modificando a terapia ou agendando uma consulta.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Por que cuidar desses pacientes?

Em um estudo sobre cuidados com o paciente, os participantes apontaram “estar vivo em casa, sem hospitalização” como a meta principal. Redesenhar as soluções de prestação de cuidados com este objetivo pode envolver melhor o paciente e gerar menos custos.

A tecnologia está mudando a medicina e trazendo novas possibilidades de cuidados. Mudar o modelo atual para os pacientes de alto risco e alto custo, que envolve internações, estresses e gastos elevados, para um modelo centrado no paciente, fora do hospital, pode ser a oportunidade de resolver o maior desafio da medicina.

Referências:

  • https://hbr.org/2017/02/redesigning-care-for-high-cost-high-risk-patients
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags